Blogger Template

Carlos Reis

Carlos Reis (n. em Angra do Heroísmo) é professor catedrático da Universidade de Coimbra. Desde 2012 é coordenador do Centro de Literatura Portuguesa/FCT.

Como professor convidado lecionou em diversas universidades estrangeiras: Salamanca, Wisconsin-Madison, Santiago de Compostela, Massachusetts-Dartmouth, Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul e Univ. do Estado Rio de Janeiro.

Dirige a História Crítica da Literatura Portuguesa (oito vols. publicados; Ed. Verbo). É diretor da revista Queirosiana (Fund. Eça de Queirós) e da Revista de Estudos Literários (Centro de Literatura Portuguesa). Publicou mais de vinte livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil, dentre os quais: Fundamentos y técnicas del análisis literario (Madrid: Gredos, 1990), Dicionário de Narratologia (com Ana Cristina M. Lopes; Coimbra: Almedina, 1987; Salamanca: Almar, 2002; São Paulo: Ática, 1988), Towards a Semiotics of Ideology (Berlin: Mouton de Gruyter, 1993), O Conhecimento da Literatura (Coimbra: Almedina, 1995; Porto Alegre, EDIPUCRS, 2003) e Diálogos com José Saramago (2.ª ed. Porto: Porto Editora, 2014).

Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, reitor da Universidade Aberta (2006-2011) e presidente da European Association of Distance Teaching Universities (2009-2011). É doutor honoris causa pela Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul, membro da Real Academia Española, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaea. No CLP dirige os projetos Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós (15 vols. publicados na Imprensa Nacional-Casa da Moeda) e “Figuras da Ficção”. É autor dos blogues “Queirosiana” e “Figuras da Ficção”.


0 comentários :

Enviar um comentário

Mais

Outros