Blogger Template

Cecília Ferreira

Cecília Ferreira
Cecília Ferreira nasceu em Marco de Canaveses.

É licenciada em Teatro/Interpretação pela ESMAE, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (FLUP) e mestre em Literatura Românicas Modernas e Contemporâneas (FLUP), com tese sobre a poesia de Gastão Cruz.

De 2000 a 2005 integrou a direção da Cenateca Associação de Teatro e Cultura, em Marco de Canaveses.

É membro fundador e vice-presidente da Artâmega Academia das Artes de Marco de Canaveses, onde exerce funções de assessoria à Direção Pedagógica e é professora do grupo de Teatro Infantojuvenil.

Desde 2000 trabalhou como professora do ensino público e como formadora e mediadora em cursos de Educação e Formação de Adultos.

Desde 2009 é professora de Teatro no Colégio do Rosário, um espaço que tem funcionado também como laboratório privilegiado na construção de textos.

É um dos membros fundadores da Companhia Teatro a Quatro, onde exerce funções de atriz, encenadora e dramaturga.

A sua atividade na escrita abarca o teatro O que é que a baiana tem?, de 2009 (Artâmega); Corta!, de 2010 (Teatro a Quatro); O Submarino, de 2011 (Teatro Bandido); Rua da Alegria um concerto para duas atrizes e dois músicos, de 2012 (Teatro a Quatro); A Acompanhante, de 2013 (Grande Prémio de Teatro Português 2013 SPA/Teatro Aberto, publicado em 2014, pela SPA/INCM); Ópera Fernália, de 2015 (Comédias do Minho e Teatro a Quatro) e abarca também a poesia (textos publicados na coletânea O amor em visita, 2013, e em diversos blogues).

Desenvolve um trabalho regular também na área da adaptação, onde se destacam a adaptação para teatro de O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen (Propositário Azul, 2012), de Rei Lear, de Shakespeare (Comédias do Minho, Produções Suplementares e Teatro a Quatro 2013) e o apoio à escrita e tradução da peça Lisistrata (P.S. Produções e Teatro a Quatro 2013).

CF

Obras publicadas na INCM:
A Acompanhante, 2014

0 comentários :

Enviar um comentário

Mais

Outros