Fernando Ilharco

Prof. da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Faculdade de Ciências Humanas (FCH), em Lisboa, e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da mesma faculdade, Fernando Ilharco é Doutorado (Ph.D.) pela London School of Economics (LSE), em Londres, e MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da UCP. Além de lecionar na Católica, leciona também o módulo Liderança e Gestão de Pessoas nos cursos para dirigentes do Estado português no Instituto Nacional de Administração (INA). Em 1999 lecionou na LSE em Londres.

Os seus interesses de investigação, ambos prosseguidos numa perspetiva fenomenológica, são a (i) comunicação e liderança e (ii) a comunicação, tecnologia e mudança social.

Desde o doutoramento, Fernando Ilharco publicou cerca de três dezenas de trabalhos de investigação, individualmente e em coautoria, tanto em revistas científicas como em livros de editoras académicas nacionais e internacionais, como a Oxford University Press, a Wiley, a Macmillan, a Springer, a Elsevier, a De Gruyter, a INCM-Casa da Moeda, a Universidade Católica Editora, a Leya e a Principia.

Em 2007 publicou, em coautoria, o best-seller Liderança: as Lições de Mourinho, com prefácio de José Mourinho, e em 2012 a obra Mourinho – Liderança, Trabalho em Equipa e Excelência Profissional. Nos últimos anos apresentou estes trabalhos em mais de uma centena de conferências e seminários em Portugal e no estrangeiro.

Nos últimos dez anos, Fernando Ilharco, membro do Conselho Cientifico da FCH da UCP e membro do Conselho Pedagógico dos Cursos Pós-Graduados da mesma faculdade, orientou mais de setenta teses de mestrado e doutoramento.

Desde Janeiro de 2015 tem uma crónica diária (2ª a 6ª feira) na Antena 1, O Novo Normal, sobre comportamento, motivação, mudança e bem-estar numa perspetiva científica.

Email ilharco@ucp.pt

www.ilharco.com [comunicação, tecnologia e mudança social]
www.ilharco.pt [comunicação e liderança]
www.novonormal.pt [Antena 1]

FI

Obras publicadas na INCM:

0 comentários:

Enviar um comentário