Blogger Template

«A GLOBALIZAÇÃO DE ROSTO HUMANO» — Ciclo de Conferências


A Imprensa Nacional-Casa da Moeda e a Universidade Aberta, em associação com a Université Paris 2 Panthéon-Assas e a École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, promovem o ciclo de conferências, de periodicidade mensal, denominado «A globalização de rosto humano», no âmbito da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH/UAb).

O objetivo: suscitar a colaboração de pessoas de diferentes quadrantes com vista a promover a compreensão da globalização enquanto fenómeno complexo, e a influenciar positivamente o modo como as pessoas pensam e se comportam no mundo global contemporâneo, no respeito pela dignidade humana em todas as dimensões da vida.

Os problemas do mundo contemporâneo resultam sobretudo do desinteresse, do medo de nos aproximarmos, e do desconhecimento mútuo. Através de um verdadeiro diálogo intercultural poderemos aproximar-nos e cooperar em todos os domínios da vida.

A globalização é um fenómeno tecnológico, económico, social e político com efeitos sobre o poder relativo das nações e a qualidade de vida das pessoas.

Ao longo da história da humanidade verificaram-se sucessivas vagas de globalização como consequência das possibilidades de circulação de pessoas e bens oferecidas pelas técnicas disponíveis e pelo espírito de iniciativa.

O contributo dos Descobrimentos portugueses para a globalização nos séculos XV e XVI foi um dos mais extraordinários exemplos de encontro de pessoas e civilizações, e o seu valor para a humanidade é inestimável. A capacidade portuguesa de conjugação dos meios científicos e financeiros, o reequilíbrio dos interesses internos do País, a determinação política e estratégica, a promoção do valor do risco e uma nova ética de temeridade foram os pilares desta iniciativa que contribuiu para a instauração de uma nova ordem mundial. Urge recuperar para o futuro essa capacidade de vencer o medo da incerteza e da perda de segurança.

https://drive.google.com/file/d/0B1TJkxizP5WuZ2pHTTh3eXg4OEU/view?usp=sharingA globalização contemporânea caracteriza-se pelo recurso a instrumentos tecnologicamente sofisticados. Procuraremos, portanto, que cada sessão chegue a um número significativo de pessoas, através da transmissão em direto para todo o mundo, via Internet, permitindo a interação dos participantes com os conferencistas. As conferências serão ainda gravadas para serem retransmitidas para memória futura.

Uma iniciativa que pretende dar a conhecer o mundo às pessoas do mundo inteiro.

A sessão de inauguração terá lugar no dia 13 de maio de 2016, às 11 horas, na Sala de Atos da Universidade Aberta, com um programa de excelência (ver aqui)

Nesta sessão solene será ainda assinado o protocolo entre a Universidade Aberta e a Université Paris II Panthéon-Assas para a criação do Programa Doutoral Internacional em Estudos Globais.
RAS

0 comentários :

Enviar um comentário

Mais

Outros