Blogger Template

«Todas as Palavras» — Luís Caetano em emissão a partir da Imprensa Nacional





Luís Caetano gravou o seu pivot do programa «Todas as Palavras» de 23 de julho de 2016 nas instalações da INCM, na esquina da Rua da Escola Politécnica com a Rua de Imprensa Nacional, em Lisboa.
Foi um gosto recebê-lo, bem como à sua equipa, e partilhar esta grata missão de preservação da cultura portuguesa.

INCM.

Esta sigla resulta da fusão em 1972 da Imprensa Nacional e da Casa da Moeda.

Começou por ser Impressão Régia, criada em 1768 pelo Marquês de Pombal, com o objetivo de «fazer-se respeitável pela perfeição dos caracteres e pela abundância e asseio das suas impressões.»

Mas em 1863 passou a ser designada por Imprensa Nacional com a missão de «animar as letras e levantar uma impressão útil ao público pelas suas produções, digna da capital destes reinos».

Aqui labora, há mais de dois séculos, na rua a que deu nome em Lisboa, com pergaminhos na arte da gravura. Uma escola de talentos nas artes gráficas e um imenso legado de grandes livros de caráter literário, artístico ou científico que aumenta a cada ano.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda preserva e divulga o património literário português. Aqui encontramos, por exemplo, as obras completas de Almada Negreiros, José Régio, Vitorino Nemésio; ou a edição crítica de Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Camilo, Garrett; sínteses da cultura, ensaios, história, novos autores.

Uma rica e variada proposta editorial marcada desde sempre pela vertente institucional. Da Gazeta de Lisboa ao Diário da República, é nesta chancela de confiança que encontramos informação oficial e documentos fundamentais para o país.

Luís Caetano, Todas as Palavras, RTP 3, 23 / 7 / 2016

Veja a emissão completa aqui.

RAS

0 comentários :

Enviar um comentário

Mais

Outros