Blogger Template

13-12-2016 — Apresentação de «Companhia Rey Colaço–Robles Monteiro», vol. 1 da coleção Biografias do Teatro Português

Título: Companhia Rey Colaço–Robles Monteiro
Autora: Joana d’Eça Leal
Coleção Biografias do Teatro Português — vol. 1
com coordenação científica de Maria João Brilhante e Ana Isabel Vasconcelos (CET, FL/UL)
Local: Teatro Nacional D. Maria II
Data: terça-feira, 13 de dezembro
Horário: 18:00 h

O teatro em Portugal tem um longo passado, rico em factos e figuras, cuja memória importa recuperar, preservar e divulgar.
A coleção Biografias do Teatro Português destina-se:

(...) a um público alargado que se interessa por aspetos vários da história do espetáculo teatral [apresentando] nomes relevantes de atores, atrizes, encenadores, companhias, diretores de cena, cenógrafos, empresários, dramaturgos, compositores, enfim, muitos dos profissionais que se distinguiram não só no palco, mas também na sociedade portuguesa dos séculos XIX e XX.

Joana d’Eça Leal, a autora deste primeiro volume, conta-nos a vida da companhia [Rey Colaço–Robles Monteiro] e dos muitos artistas que por lá passaram, apresenta-nos os elencos, recorda os reportórios , explica o modo de funcionamento da empresa, refere-se às dificuldades logísticas e financeiras, caracteriza as relações com o poder, oferecendo-nos um retrato aliciante do contexto social, cultural e estético de uma longa época.

A coleção BIOGRAFIAS DO TEATRO PORTUGUÊS é uma edição conjunta da Imprensa Nacional e dos teatros nacionais D. Maria II e São João, em formato de bolso, destinada ao grande público.

A apresentação insere-ne no âmbito da comemoração dos 20 anos da Livraria do Teatro Nacinoal D. Maria II.


0 comentários :

Enviar um comentário

Mais

Outros