20-12-2016 — Seminário Permanente de Estudos Globais — Sessão III com ANTÓNIO MEGA FERREIRA



SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS GLOBAIS
Sessão III: «O Boom Latino-Americano, Fenómeno Literário Global»
Orador: António Mega Ferreira
Organização: INCM | UAb | CIDH | FCT | CLEPLUL | APCA | IAC
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional (Lisboa)
Data: terça-feira - 20 de DEZEMBRO
Horário: 18:00 h


Na segunda metade do século XX, a literatura americana de expressão espanhola passou a merecer um interesse muito significativo por parte do público leitor em todo o mundo.

O início desse fenómeno literário, a que se convencionou chamar «boom latino-americano», foi assinalado pela publicação de obras hoje incontornáveis, como Pedro Páramo (1955) do mexicano Juan Rulfo, A Cidade e os Cães (1963), do peruano Mario Vargas Llosa, Rayuela - O Jogo do Mundo (1963), do argentino Julio Cortázar, Ninguém Escreve ao Coronel (1961) e Cem Anos de Solidão (1967), do colombiano Garcia Márquez.

E foi também graças a esta notoriedade de uma nova escrita emanada do sul do continente americano que se tornou também conhecida em todo o mundo a escrita de outros autores anteriores ainda, como o argentino Jorge Luis Borges, o cubano Alejo Carpentier, ou o uruguaio Juan Carlos Onetti. 


Será sobre esta escrita que António Mega Ferreira — autor, entre muitos outros, do título Viagens à Ficção Hispano-Americana — discorrerá nesta III Sessão do Seminário Permanente de Estudos Globais.




Entrada gratuita limitada à capacidade da sala.


0 comentários:

Enviar um comentário