Blogger Template

10-07-2017 — Seminário Permanente de Estudos Globais — Sessão X com ONÉSIMO TEOTÓNIO ALMEIDA

SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS GLOBAIS
Sessão X: «Haverá uma ética para a idade global? Possibilidades, dúvidas e alguns condicionamentos»
Orador: Onésimo Teotónio Almeida
Organização: INCM | UAb | CIDH | FCT | CLEPLUL | APCA | IAC
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional (Lisboa)
Data: SEG - 10 de JULHO
Horário: 18:00 h
Entrada livre condicionada à capacidade da sala.

Interessam-me mais as ideias do que a literatura, onde sou um visitante e leitor por gosto. Custa-me a entrar num universo ficcional. Só leio romances quando posso lê-los sem interrupções. Para entrarmos na ficção temos de nos deixar embarcar. De qualquer modo, quer na ficção quer na não-ficção o meu desejo é entender o mundo. E tanto a ficção como a não-ficção ajudam.

(...)

Sempre me senti atraído por uma frase que ouvi a um professor – “as couves nascem do chão”. Percebi que o empirismo, aquilo que se nos mete pelos olhos dentro, foi mais forte que todas as teorias lidas nos livros, e moldou a minha visão do mundo. Sempre que um autor, Marx ou fosse quem fosse, não estivesse de acordo com a realidade que eu observava, era a realidade que triunfava na minha compreensão das coisas.


Onésimo Teotónio Almeida é professor catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Providence, Rhode Island (R.I.), onde se doutorou em Filosofia. Conhecido como escritor, conferencista e viajante incansável, é principalmente um filósofo e um profundo pensador de temas como identidade, ética, valores, mundividências, modernidade e pós-modernidade.

Parte significativa da sua produção literária e filosófica começa por assumir a forma de ensaio, conferência, artigo ou texto de imprensa, como um pensamento que resulta em primeira instância de viver, intervir e testar as suas ideias e preocupações teóricas. E só depois se apresentam sob a forma de experiências individualizadas nas crónicas e nas estórias, numa metodologia rigorosa e concisa que é indissociável da observação e do confronto prático.

0 comentários :

Enviar um comentário

Mais

Outros