Blogger Template

Gonçalo M. Tavares vai orientar o 1.º «Clube de Leitores» da Imprensa Nacional


CLUBE DE LEITORES DA IMPRENSA NACIONAL

1.ª edição: Leituras e Temas Clássicos da Literatura Portuguesa
Orientador: Gonçalo M. Tavares
Sessões: de outubro 2017 a julho 2018 (1 por mês)
Horário: 18:30 às 20:00 h
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional (Lisboa)

Estão abertas as inscrições. Ver aqui o Programa e o Regulamento.

A leitura é só o início. Será um clube de leitores reflexivo. Há uma ideia importante que é a de não falarmos apenas de literatura. A literatura não é uma espécie de arte que está num túnel ao lado de outros túneis. Não existe o túnel da literatura, o túnel do teatro, o túnel do cinema… Não são túneis paralelos e que não se tocam! É precisamente o contrário. Estas artes estão todas no mesmo mundo e tocam-se. O ponto de partida deste clube de leitores será um determinado livro mas passaremos por muitos livros e por outras artes.
Gonçalo M. Tavares

Já a partir do início de outubro próximo, a centenária Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, voltará a ser povoada pelos nossos autores clássicos, os livros de sempre, as leituras comuns e os debates esclarecedores (ou, talvez, inquietantes)…

«Leituras e Temas Clássicos da Literatura Portuguesa» é a proposta temática para este que é o primeiro clube de leitores dinamizado pela Imprensa Nacional e pelo leitor (e também escritor) Gonçalo M. Tavares, que coordenará as sessões.

De Gil Vicente a Nemésio, passando por Camões, Pessoa e Sá Carneiro; de Cesário Verde a Almada, sem esquecer o Padre António Vieira, Régio ou Eça. As sessões tocarão temas tão díspares como universais: a morte, o amor, a linguagem, as utopias, a arte, a beleza, a loucura, o poder, a imaginação, a identidade, entre outros...

O Clube de Leitores reunirá mensalmente, num total de 10 sessões (entre outubro 2017 a julho de 2018). As sessões serão totalmente gratuitas, e destinam-se a todos aqueles que gostam de ler e, sobretudo, a todos aqueles que gostam de conversar sobre aquilo que leram, que estão a ler ou que tencionam vir a ler.

Esta é mais uma iniciativa da Imprensa Nacional-Casa da Moeda que pretende ir ao encontro do seu desígnio de sempre, numa missão maior de serviço público: promover a leitura, reavivar os clássicos, suscitar reflexões, fomentar debates.

Promete, a rentrée literária da editora pública! E sempre na melhor das companhias: a dos nossos escritores!

Veja aqui como pode candidatar-se.


TPR

0 comentários :

Enviar um comentário

Mais

Outros