Agenda INCM 2018 — 250 Anos da Imprensa Nacional




Como já vem sendo tradição há muito tempo, a Agenda INCM 2018 é dedicada anualmente a um tema particularmente relevante no ano a que diz respeito. Em 2018, esse tema é a história da Imprensa Nacional, assinalando o arranque das iniciativas dedicadas às comemorações dos seus 250 anos.

Criada por alvará de 24 de dezembro de 1768, a Imprensa Nacional, que desde 1972 faz parte da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, foi constituída como: «[...] Officina typográfica, a qual possa fazer-se util e respeitavel pela perfeiçaõ dos Caracteres e pela abundancia e asseio das suas impressões.»

Através da história da Imprensa Nacional, evoca-se o percurso da indústria tipográfica em Portugal, que se cruzou com os setores de produção associados e marcou a tipografia nacional.
Motor essencial desta indústria, a Imprensa Nacional preserva um património profissional e humano que é fundamental reconhecer.
(...)
As comemorações dos 250 anos da Imprensa Nacional constituem a oportunidade de reconhecimento e divulgação de uma história que é transversal à história do País, integrando uma memória coletiva, nacional, que cumpre partilhar.
A Agenda 2018 faz parte do conjunto de iniciativas que dão forma ao programa comemorativo dos 250 anos da Imprensa Nacional. Um programa que se pretende partilhado, envolvendo o público em geral e investigadores, públicos especializados e escolares em particular, dedicado ao conhecimento, à divulgação e preservação do seu património histórico, documental e edificado, ao aprofundamento do conhecimento cultural e científico, preservando o passado, o legado e a identidade da Imprensa Nacional até ao tempo presente. Porque, afinal, a Imprensa Nacional esteve sempre ao serviço da cultura.
Maria Inês Queiroz
Historiadora


Com coordenação científica de Maria Inês Queiroz e direção de arte de Rúben Dias, e os contributos de diversos investigadores envolvidos na reconstituição da história desta que é a mais antiga indústria portuguesa em laboração contínua, a belíssima Agenda INCM 2018 apresenta-se como um objeto de culto para todos os que se interessam por história de em geral, pela história da indústria portuguesa, por edição e pelas artes gráficas em particular .


À venda nas nossas lojas.



0 comentários:

Enviar um comentário