14-02-2018 — SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS GLOBAIS — SESSÃO XVI COM JOSÉ LUÍS CARNEIRO

SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS GLOBAIS
Sessão XVI: «As prioridades de política para os portugueses no mundo»
Orador: José Luís Carneiro
Organização: INCM | UAb | CIDH | FCT | CLEPLUL | APCA | IAC
Data: Quarta - 14 fevereiro
Horário: 18:00 h
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional (Lisboa)

Entrada livre condicionada à capacidade da sala.

Para o novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, é fundamental o compromisso com uma política, e um rosto de proximidade aos portugueses que vivem no estrangeiro.
Um autarca é aquele que concretiza os conceitos na vida concreta das pessoas e a dimensão da proximidade é uma das marcas de qualquer Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. 
José Luís Carneiro,
entrevista ao canal Mundo Português,
Abril 2016

Nascido em 1971, José Luís Carneiro iniciou o seu percurso académico em Relações Internacionais e concluiu o seu mestrado em Estudos Africanos, tendo frequentado o do doutoramento em Ciência Política e Administração. Entre 1995 e 2005, lecionou nos departamentos de Relações Internacionais; Economia e Comércio Internacional sendo docente na Universidade Lusíada e no Instituto de Ciências da Informação e Administração, em Aveiro. Entre 1996 e 1999 tornou-se colaborador do jornal O Independente, dedicando-se à análise sobre a realidade dos países da África Lusófona. Colaborou ainda com diversos títulos da imprensa escrita, através da escrita de artigos jornalísticos e de opinião sobre política nacional e internacional.

2005, ano em que foi nomeado Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, foi também deputado da Assembleia da República na X Legislatura, integrando a Comissão dos Negócios Estrangeiros. Foi membro da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica, para além de membro do Comité das Regiões entre 2006 e 2015. Integrou as comissões de Educação, Juventude, Ciência e Cultura (EDUC) e a comissão de Coesão Territorial (COTER). Foi, ainda, eleito Presidente da Comissão de Recursos Naturais (NAT), função que desempenhou entre fevereiro e outubro de 2015. Desde outubro de 2017, é presidente da Assembleia Municipal de Baião. Ao longo da sua carreira, José Luís Carneiro tem sido agraciado com diversas condecorações e louvores.

0 comentários:

Enviar um comentário