Recoletores de lixo da capital turca constroem biblioteca com livros abandonados



Informação e imagem de www.edition.cnn.com


Ao longo de vários meses, um grupo de recoletores de lixo de Ankara recuperou os livros que ia encontrando abandonados entre os desperdícios da população. Em setembro de 2017 estava reunida quantidade suficiente para inaugirar uma biblioteca pública composta inteiramente de livros destinados aos aterros sanitários.

Inicialmente, as edições encontradas eram apenas para usufruto dos funcionários e suas famílias. Mas rapidamente a coleção cresceu, e o interesse espalhou-se por toda a comunidade. Hoje, a biblioteca acolhe mais de 6000 títulos, que vão desde a literatura até à não ficção, passando por uma secção infantojuvenil e outra dedicada à investigação científica. A biblioteca inclui ainda livros em inglês e francês para visitantes bilingues.
Começámos a discutir a ideia de criar uma biblioteca com aqueles livros. E quando todos se envolveram o projeto aconteceu. 
declarou Alper Tasdelen, presidente da Câmara de Çankaya, cujo executivo apoiou a criação da biblioteca.

O acervo é tão extenso que os livros são agora requisitados por escolas de várias regiões do país, programas educativos e estabelecimentos prisionais.

A biblioteca está alojada numa antiga fábrica de tijolos desativada, situada na sede do departamento de saneamento. Com uma fachada antiga em tijolo e longos corredores, este é o espaço ideal para uma biblioteca.






Fonte: https://edition.cnn.com/2018/01/15/europe


MB




0 comentários:

Enviar um comentário