19-04-18 Sessão XVII - Seminário Permanente Estudos Globais com Arlindo Oliveira

SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS GLOBAIS
Sessão XVII: «Tecnologia e Impactos Sociais»
Organização: INCM | UAb | CIDH | FCT | CLEPLUL | APCA | IAC
Data: Quinta - 19 abril
Horário: 16:00 h
Local: Biblioteca da Imprensa Nacional (Lisboa)

Entrada livre condicionada à capacidade da sala.


Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico e autor de Mentes Digitais, publicado em inglês pela MIT Press e em portugês pela IST Press, é uma referência internacional no domínio da Robótica e da Inteligência Artificial.

A dita inteligência artificial do presente não são realmente máquinas inteligentes. São sistemas que resolvem problemas muito concretos, entre os quais reconhecimento de imagens, processamento de linguagem natural, análise de bases de dados, condução autónoma ou inferência de regularidades em séries temporais.
(...)
[A] possibilidade [de um cenário negro em que a máquina domina o homem] existe sempre, mas não será, penso eu, porque as máquinas nos queiram fazer mal. Mesmo que sejam mais inteligentes que nós, não terão, com certeza, a motivação para dominar o mundo, como acontece nos filmes de ficção científica.
(...)
Estamos a discutir tecnologias que vão mudar muito a sociedade, nas próximas décadas. Penso que é útil a sociedade discutir o potencial da tecnologia, as disrupções que irá causar, as consequências no nosso modo de vida. Algumas pessoas pensam mesmo que existem riscos existenciais para a espécie humana.

Fonte:

0 comentários:

Enviar um comentário