Imprensa Nacional-Casa da Moeda é «Instituição do Ano», na lista de premiados da APOM, a Associação Portuguesa de Museologia



A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foi criada em 1965 para agrupar a comunidade de profissionais de museus.

Os Prémios APOM são uma distinção atribuída anualmente a profissionais e instituições que trabalham na área da Museologia e Património Portugueses e que a eles se candidatam – nomeadamente museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações com esses fins, entre outros.

Em 2018, foram 26 as categorias estabelecidas pela APOM, desde o Melhor Museu do Ano, a Melhor Exposição temporária, passando Intervenção em Conservação e Restauro e Inovação, Marketing e Merchandising Cultural, e Inovação e Criatividade.

Foi com grande orgulho e satisfação que a Imprensa Nacional viu ser distinguida, na categoria de Catálogo, a magnífica monografia Loulé. Território, Memórias e Identidades uma coedição com o Museu Nacional de Arqueologia e a Câmara Municipal de Loulé, igualmente vencedores do prémio de Parceria, pela cooperação na organização da exposição do mesmo nome, que poderá ser visitada no NMA até 30 de dezembro de 2018.

Não menos alegria nos deu a distinção da Imprensa Nacional-Casa da Moeda na categoria de Instituição do Ano, enquanto organismo público que apoiou os museus e as atividades museológicas, a par da Assembleia da República, do Serviço de Informações e Segurança e o Instituto Terra e Memória da Câmara Municipal de Mação.

Lista integral dos premiados em 2018 aqui.



António Carvalho recebendo o prémio pela Parceria entre o Museu Municipal de Loulé e o Museu Nacional de Arqueologia na conceção e organização da exposição Loulé, territórios, memórias, identidades.


António Carvalho recebendo o prémio pelo Catálogo publicado em conjunto com a Imprensa Nacional  e a C.M. de Loulé para a exposição Loulé, territórios, memórias, identidades.


Duarte Azinheira recebendo o Prémio Instituição em representação da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.







João Neto, presidente da APOM; Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República; David Santos, subdiretor-geral do Património Cultural; e Silvana Bessone, diretora do Museu dos Coches.

0 comentários:

Enviar um comentário