07/06/18 Apresentação «Debaixo da Nossa Pele» Menção Honrosa Prémio Vasco Graça Moura 2016 na Associação Cabo-verdiana de Lisboa


Título: Debaixo da Nossa Pele
Autor: Joaquim Arena
Apresentação: Márcia Souto e José Eduardo Cunha
Coleção: Olhares
Edição: Imprensa Nacional
Data: quinta-feira, 07 de junho
Horário: 18:00 h
Local: Associação Cabo-verdiana de Lisboa
Rua Duque de Palmela, 2
Lisboa

Debaixo da Nossa Pele do cabo-verdiano Joaquim Arena, foi distinguido com a menção honrosa da primeira edição do Prémio Ensaio INCM/Vasco Graça Moura 2016.

Debaixo da Nossa Pele resulta de uma dupla viagem: a pé, ao longo do curso do rio Sado, numa busca pelos últimos sinais da presença dos descendentes dos escravos negros trazidos para esta região, depois do século XVIII, para o cultivo do arroz. Uma viagem que levará o autor a duas aldeias alentejanas, São Romão e Rio de Moinhos, mas que, ao mesmo tempo, serve de elemento de ignição de uma outra, desta vez no tempo, pela história da presença de africanos em Portugal e na Europa, do século XV ao estabelecimento dos imigrantes cabo-verdianos, a partir dos anos 60 do século xx. Aqui, as memórias do autor, da sua família e o afastamento gradual da terra-mãe são o espelho desse fenómeno mundial, que é o movimento intercontinental das populações, uma realidade cada vez mais presente. Duas linhas narrativas em forma de palimpsesto, num estilo literário que mistura ficção, história, jornalismo, ensaio, relato de viagem e biografia. Nas palavras do júri do Prémio INCM/Vasco Graça Moura 2016, trata-se de um livro «em forma de road movie através do Portugal contemporâneo em busca de memórias submersas, mas indispensáveis à identificação de um país». Uma identificação para a qual também concorre a nostalgia por esse lugar no Atlântico Médio, que é Cabo Verde.

Joaquim Arena nasceu em Cabo Verde, em 1964, e estabeleceu-se em Portugal com a família, aos 6 anos. Licenciou-se em Direito e dedicou-se à música e ao jornalismo, residindo em Lisboa. É autor dos livros Um Farol no Deserto (2000, IPC), A Verdade de Chindo Luz (2006, Oficina do Livro) e Para Onde Voam as Tartarugas (2010, Caminho). Atualmente é Conselheiro para a Cultura e Comunicação do Presidente da República de Cabo Verde.

0 comentários:

Enviar um comentário