«R2» - Coleção D



R2
Desde a sua fundação, em 1995, este pequeno ateliê português com sede no Porto converteu-se numa autêntica referência no design europeu. As provas do seu reconhecimento internacional são muitas: o grande número de prémios recebidos, a participação em exposições, a participação em júris, artigos e referências em publicações e, a partir de 2007, a admissão como membro da AGI.
Rigorosos, corajosos, amantes de desafios e, sobretudo, muito conscientes da função social do design, os elementos do ateliê R2 conseguiram colocar o bom design português no mapa do design do mundo globalizado.

Não dependem de receitas e nunca quiseram tê-las, porque consideram que cada projeto é diferente e, como tal, precisa de uma metodologia particular. Como os próprios afirmam, os seus projetos constroem-se sobre o diálogo permanente e com um ponto de partida: o conteúdo. Daí a relevância que, no seu trabalho, têm as fases de investigação, formação da ideia e experimentação, orientadas, em todos os momentos, por uma das suas máximas: «Questiona tudo, procura no passado, no futuro e no presente. Nunca te dês por feliz com o que tens, sê sempre crítico contigo mesmo, procura sempre ser melhor.»
Raquel Pelta,
Historiadora de design
p. 9


Colecção D
É uma coleção dedicada aos designers portugueses de várias gerações, com especial atenção aos criadores contemporâneos. Apresentam-se autores de várias disciplinas, da comunicação aos objectos, da moda ao grafismo, da publicidade à ilustração. São monografias essencialmente visuais, que pretendem ser um primeiro encontro com a rica mas ainda mal estudada história do design português, sublinhando a sua excelência e importância no presente e no futuro do ensino e da prática do design. Edição bilingue permite o alargamento do publico-alvo bem como do mercado a que se destina.

R2
Silva Designers
Coleção D 
(n.º 1)
Outubro de 2011
128 pp.


0 comentários:

Enviar um comentário