«João da Câmara Leme» - Coleção D


O nono volume da coleção D «traz novidades»!
Segundo Luís Amaro, antigo funcionário da Portugália, Agostinho Fernandes, fundador e diretor dessa editora, recebia diariamente João da Câmara Leme com a pergunta: «Traz novidades?».
Era, sem dúvida, uma pergunta com sentido, uma vez que João da Câmara Leme (1930-1983) foi um
«preciosista e versátil, cultor de um modernismo jazzy e urbano mas também de um lirismo telúrico, capaz da mais delicada filigrana e da mais arrojada depuração gráfica».
«um notável e incansável capista de uma das editoras de referência das décadas de 1950 e 1960, para a qual produziu capas icónicas, colocando essa abrangência estilística ao serviço da renovação da imagem dos livros nacionais, e colocando-se, pela qualidade do seu trabalho, em plena vanguarda da revolução visual na edição internacional durante esses anos».





Colecção D
É uma coleção dedicada aos designers portugueses de várias gerações, com especial atenção aos criadores contemporâneos. Apresentam-se autores de várias disciplinas, da comunicação aos objectos, da moda ao grafismo, da publicidade à ilustração. São monografias essencialmente visuais, que pretendem ser um primeiro encontro com a rica mas ainda mal estudada história do design português, sublinhando a sua excelência e importância no presente e no futuro do ensino e da prática do design. Edição bilingue permite o alargamento do publico-alvo bem como do mercado a que se destina.

João da Câmara Leme
Silva Designers
Coleção D
Abril de 2015
128 pp.



0 comentários:

Enviar um comentário