«O Essencial Sobre»: uma coleção icónica!



Na década de 1980 Vasco Graça-Moura, então responsável pelas edições da INCM, lançou uma coleção à qual chamou «O Essencial sobre». Inaugurou-a com O Essencial sobre Irene Lisboa, pela lavra de Paula Mourão. A ideia era avançar com uma coleção sobre diversos temas da cultura e da literatura portuguesas, explicados de uma forma breve e acessível, para um público generalista e por um valor muito acessível. Aliás, a promoção da coleção — hoje politicamente incorreta — passou pela televisão portuguesa e o slogan era precisamente: «Fume menos, leia mais». Na verdade, comprar um livro da coleção «O Essencial Sobre» tinha o mesmo preço do que um maço de tabaco. Confirme:



(clique na imagem para ver o video)

A coleção prosseguiu sempre com a mesma missão. Hoje é já uma das mais icónicas coleções da editora pública. Conta já com 134 títulos (e segundas edições) para os quais contribuíram e continuam a contribuir os mais prestigiados escritores e pensadores nacionais.
A coleção «O Essencial Sobre» foi, entretanto e naturalmente, abrindo portas a nomes e a temas internacionais, muitos deles fundamentais para a matriz cultural do Ocidente.
Em 2010 a imagem da coleção foi repensada, tornando-se esteticamente mais atual e atrativa. As capas estão desde então a cargo do ateliê Silvadesigners.
O último número da coleção foi dedicado ao italiano Dante Alighieri, de autoria de António Mega Ferreira.

Lista de Essenciais: clique aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário