Abertas as candidaturas ao Prémio INCM/VGM 2018 - POESIA




Já estão abertas as candidaturas ao Prémio INCM/VGM 2018! E continuarão a decorrer até ao dia 15 de outubro.

Este ano cumpre-se a quarta edição do Prémio INCM/Vasco Graça Moura, que volta a ser dedicada a trabalhos inéditos de poesia, escrita em Língua Portuguesa.

À semelhança das edições anteriores, o galardão contempla a publicação do trabalho vencedor, além de uma componente pecuniária no valor de 5 mil euros.

O anúncio da decisão do júri será conhecido a 15 de novembro. O júri esse é já repetente: composto pelo poeta e editor Jorge Reis-Sá, pelo poeta, cronista e crítico literário e cinematográfico Pedro Mexia e pelo arcebispo e poeta José Tolentino Mendonça — que o continua a presidir.

Recorde-se que o Prémio INCM/Vasco Graça Moura tem uma periodicidade anual e pretende distinguir trabalhos inéditos nas áreas de atuação onde Vasco Graça Moura se destacou: Poesia, Ensaio e Tradução.

Em 2015, na sua primeira edição, premiou a poesia de José Gardeazabal, história do século vinte; em 2016 o galardão foi entregue a Frederico Pedreira, pelo ensaio Uma Aproximação à Estranheza e em 2017 distinguiu João Pedro Mendes Ferrão, pela proposta de tradução de Rimas, da autoria Michelangelo Buonarroti (1475-1564).

O Prémio INCM/VGM tem vindo (e continua) a incentivar e a estimular  a promoção da língua e da cultura portuguesas, sendo  também a justa homenagem que a editora pública presta a um dos seus antigos diretores, Vasco Graça Moura,  figura incontornável da vida intelectual e cultural do País nos séculos XX e XXI.

Conheça o Regulamento aqui: Regulamento Prémio INCM/Vasco Graça Moura 2018

4 comentários:

  1. Como se inscrever parao concurso? Quero enviar meus originais para o concurso

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Saiba como enviar a sua candidatura no artigo 4.º do Regulamento do Prémio Vasco Graça Moura, disponível no seguinte link: https://www.incm.pt/portal/arquivo/vgm/Regulamento_do_Premio_INCM_Vasco_Graca_Moura_2018.pdf

    ResponderEliminar
  3. Bom dia. Em relação ao concurso literário, tenho uma dúvida. A identificação fiscal é o CPF (cadastro de pessoa física) ?

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    fui invadida pela insónia esta noite. Será que é desta que ganho este prémio de grande prestigio ou ficou-se-me apenas o prazer de tê-lo sonhado? Quando será feita a divulgação do feliz contemplado?

    ResponderEliminar