20 setembro: apresentação de «IMPRIMERE – Arte e processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional»


Anote já na sua agenda:
20 setembro, 18h30
Apresentação do IMPRIMERE – Arte e processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional
na Biblioteca da Imprensa Nacional (Rua da Escola Politécnica, 135)
em Lisboa!


- Já está? Boa!


IMPRIMERE – Arte e processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional resulta da exposição homónima apresentada na Casa do Design, em Matosinhos, que se encontra patente ao público até ao próximo dia 3 de novembro e onde se pode ver a evolução das várias técnicas usadas para na indústria de fazer livros, desde o fabrico de papel até aos ornamentos das capas.

Aproveitando a ocasião dos 250 anos da Imprensa Nacional, a assinalar em 24 de dezembro de 2018, esta obra é dedicada aos processos artísticos e produtivos das artes gráficas, situando a sua evolução na história geral das artes gráficas em Portugal e na história da Imprensa Nacional, em particular, observando as diferentes técnicas aqui desenvolvidas.
O volume apresenta assim um conjunto amplamente ilustrado de equipamentos, instrumentos, materiais e memórias profissionais que evidenciam a história da indústria gráfica no nosso país, compreendendo também o seu valor nas práticas e na formação atual, nomeadamente nas áreas de ensino do Design.

Rúben Dias e Sofia Meira são os curadores da exposição Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional e vão encontrar-se, no dia da apresentação, na Biblioteca da Imprensa Nacional, para conversar com o contramestre da extinta Escola de Tipografia da Imprensa Nacional, Benjamim Godinho.

Com moderação de Inês Queiroz, que coordena os trabalhos de investigação no âmbito das comemorações, esta conversa seguirá o curso da evolução das tecnologias e das técnicas das artes gráficas usadas no fabrico do livro, em paralelo com a história da Imprensa Nacional.

E ainda poderá assistir a uma demonstração da arte da composição e impressão tipográfica!

No dia do evento e nas duas semanas seguintes pode espreitar a Feira de Livros de Arte onde vai encontrar descontos até 50% na loja da Imprensa Nacional, da Rua da Escola Politécnica.

Este programa está integrado no Bairro das Artes – A Rentrée Cultural da sétima colina de Lisboa, uma iniciativa que vai já na nona edição. São 39 eventos a decorrerem das 18:00 às 22:00 nas galerias, museus, livrarias e diversos espaços ligados à Arte Contemporânea de uma das mais bonitas colinas da Lisboa: a Sétima!.

0 comentários:

Enviar um comentário