4.º Congresso «República e Republicanismo», dias 11 e 12 de outubro, na Biblioteca da Imprensa Nacional




A Imprensa Nacional celebra a República, dias 11 e 12 de outubro, acolhendo, na sua biblioteca, o 4.º Congresso «República e Republicanismo».

Um encontro que se vai fazer de debates, de conferências e do encontro de muitos especialistas em matéria republicana. Uma organização do Centro República da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

«Este importante fórum de discussão aberto e pluridisciplinar procurará contribuir para o alargamento do espaço de reflexão e de conhecimento sobre o republicanismo enquanto movimento político, ideológico, filosófico e cultural, mas também para que se renovem as interpretações sobre as experiências históricas concretas de afirmação e/ou rejeição do modelo republicano. Este ano, o IV Congresso I República e Republicanismo pretende suscitar o debate em torno da República no Espaço Ibero-Americano nos séculos XIX e XX, segundo uma perspetiva historiográfica comparada, nomeadamente com as experiências espanhola, brasileira e argentina. Pretende-se privilegiar o exercício comparativo entre modelos políticos e institucionais, atendendo às especificidades conjunturais intrínsecas das respetivas fundações e influências. Por outro lado, almeja-se um conhecimento renovado sobre as relações entre as repúblicas ibero-americanas, nos sécs. XIX e XX, dando particular ênfase às dinâmicas diplomáticas estabelecidas entre si, no âmbito político, económico e social. Por último, procura-se um entendimento alargado sobre as lógicas de afirmação internacional das Repúblicas da América Latina no pós-Grande Guerra e compreender o significado e o papel das Repúblicas Ibéricas nesse contexto.»

Consulte o programa e os horários aqui.



A Biblioteca da Imprensa Nacional fica na Rua da Escola Politécnica n.º 135, em Lisboa.

0 comentários:

Enviar um comentário