No Dia Mundial dos Correios : «Escrita Íntima Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes»





Celebra-se hoje o Dia Mundial dos Correios, um serviço fundamental na vida das sociedades. Em Portugal, o sistema de correio público foi criado em 1520, quando o Rei D. Manuel I instituiu o ofício de Correio-Mor. De lá para cá, os correios foram escrevendo a sua história e, ao mesmo tempo, testemunhando a história do seu país e das suas gentes. Por correio fez-se circular informação, deram-se boas e más notícias, diminuíram-se distâncias, encurtaram-se saudades, alimentaram-se amizades e também muitos amores. Como este que é contado em « Escrita Íntima. Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. Correspondência 1932-1961».

Sobre o livro

ESCRITA ÍNTIMA. MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA E ARPAD SZENES. CORRESPONDÊNCIA 1932-1961


O núcleo de correspondência agora publicado integra o acervo epistolar dos artistas Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, mais de dois mil documentos provenientes de família, amigos e contactos oficiais, à guarda da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, por legado testamentário da artista.
O conjunto foi selecionado de um núcleo particular: o da correspondência entre o casal, produzido entre 1932 e 1961, que documenta os raros e curtos períodos em que esteve geograficamente separado.
O critério de seleção das cartas obedeceu a três parâmetros: estarem completas ou quase completas; acrescentarem ou clarificarem informação relativa ao período histórico referido ou à vida dos artistas nesse mesmo período; e, finalmente, a qualidade literária e o interesse público dos conteúdos.

In Nota Editorial

Publicado em janeiro de 2014.

Curiosidade
A 9 de Outubro celebra-se o Dia Mundial dos Correios. Foi neste dia que, em 1874, se assinou a Convenção de Berna, onde as administrações postais reuniram esforços e criaram a União Postal Universal, que tem por missão coordenar os serviços postais dos diferentes países membros. Portugal é um dos 22 países fundadores da União Postal Universal (UPU). Nos nossos dias a UPU conta com cerca de 190 países e regiões autónomas.

0 comentários:

Enviar um comentário