«Writers and Their Cats» de Alison Nastasi, no Dia Mundial do Animal





No Dia Mundial do Animal damos destaque à pequena grande fera de bigodes, o felino mais acarinhado do mundo: o gato!

«Deus criou o gato para oferecer ao homem o prazer de acariciar um tigre» escrevia Vitor Hugo no século XIX. E, de facto, foram muitos os escritores que se renderam ao fascínio dos gatos (e das gatas) e que com eles compartilharam as suas vidas, obras e criatividade.

Cats, o musical, foi inspirado no poema de T. S. Eliot, O Nome dos Gatos. Pablo Neruda, o poeta do amor, dedicou uma Ode aos Gatos. Jorge Luís Borges também escreveu A um gato. Fernando Pessoa invejou a sorte do Gato que brincas na rua. Alexandre O’Neill questiona em verso «Gato, cúmplice de um medo/ainda sem palavras, sem enredos,/quem somos nós, teus donos ou teus servos?». Júlio Verne acreditava que «os gatos são espíritos que vieram para a terra» e que um gato «poderia caminhar sobre uma nuvem sem cair». Também Baudelaire nas suas Flores Do Mal descreveu estes felinos: «amantes febris e sábios solitários/ que amam de igual modo na idade e na razão». Já O Gato Preto talvez seja o conto mais intrigante de Edgar Allan Poe. António Emílio Leite Couto foi mais longe. O autor de O Gato e o Escuro escolheu para pseudónimo «Mia», tamanho era o fascínio por estas criaturas de pelos e olhos enigmáticos…

No seu mais recente livro, Alison Nastasi, artista e jornalista norte-americana, mostra-nos precisamente esta relação especial entre gatos e escritores. Em Writers and Their Cats, publicado em agosto de 2018, Nastasi mostra-nos 45 autores que se deixaram fotografar com os seus gatos (ou vice versa!) e a forma como conviveram com este amigos de quatro patas, também conhecidos por serem espíritos independentes e solitários. De Mark Twain a Haruki Murakami, de Stefen King a Jorge Luís Borges, passando, por exemplo, por Alice Walker e Ursula K. Le Guin, são alguns dos retratados.

Este trabalho aparece na sequência de Artists and their Cats, publicado em agosto de 2015. Aí, Alison Nastasi reúne histórias de mais de 50 artistas e dos seus amigos felinos. Pablo Picasso, Andy Warhol e Frida Kahlo, Salvador Dali, John Lennon e Yoko Ono são alguns exemplos.
Artists and Their Cats tal como Writers and their Cats valem por recuperam amizades que se revelaram preciosas em fotografias míticas e com textos muito envolventes. Os amantes de gatos não vão querer perder estas obras!


Curiosidade:
O Dia Mundial do Animal celebra-se todos os anos a dia 4 de outubro, dia em que a igreja católica festeja São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais. A data foi escolhida durante uma convenção de ecologistas em Florença. Corria o ano de 1931. Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes e sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies são os objetivos deste Dia.


O website da autora

Writers and Their Cats

Artists and their Cats






0 comentários:

Enviar um comentário