Dia 29 é dia de concerto dos solistas da Metropolitana na Biblioteca da Imprensa Nacional




A Temporada Música de Câmara 2018/2019 prossegue na Biblioteca da Imprensa Nacional com «Quinteto com Piano no Século XIX», pelos Solistas da Metropolitana.

Esta quinta-feira, dia 29 de novembro, pelas 18h30, poderá ouvir Alexei Tolpygo e Ágnes Sárosi nos violinos, Irma Skenderi na viola, Jian Hong no violoncelo e Anna Tomasik no piano.

O programa:

J. D. Bomtempo Quinteto com Piano, Op. 16
J. Brahms Quinteto com Piano, Op. 34

Como sempre, a entrada é livre.

«Nos salões privados de início do século XIX era relativamente comum serem tocados concertos para piano em formato de Quinteto com Piano. A orquestra via-se assim substancialmente reduzida, de maneira a minimizar os recursos logísticos. A partir dessa prática, foram-se lentamente evidenciando as potencialidades deste agrupamento que junta a formação clássica do Quarteto de Cordas ao piano. As primeiras composições originalmente concebidas para esse dispositivo instrumental surgiram na mesma época, pela mão de Boccherini. Prontamente surgiram alguns outros, assinados por compositores como Johann Nepomuk Hummel, Franz Schubert e, também, pelo português João Domingos Bomtempo, um músico que se radicou primeiro em Paris, entre 1801 e 1810, e depois em Londres, na década seguinte. Foi, precisamente, na capital inglesa que o seu Quinteto com Piano em Mi Bemol Maior foi publicado, em 1813, não se sabendo ao certo a data da sua criação. Abria-se assim caminho para, décadas mais tarde, serem compostos os Quintetos com Piano de Schumann, de César Franck, de Brahms, de Dvořák, de Fauré, de Schostakovich… Entre estes, o Op. 34 de Brahms é um dos mais notáveis. Começou por ser um Quinteto de Cordas, em 1862. Foi depois transcrito para Duo de Pianos e transfigurou-se, ao fim de um processo criativo tortuoso que se estendeu por dois anos, num Quinteto com Piano exemplarmente representativo do estilo brahmsiano.»

0 comentários:

Enviar um comentário