10 de dezembro| 13H00| Apresentação de «Livres e Iguais - Os Direitos Humanos na Escola» na Biblioteca Passos Manuel




No próximo dia 10 de dezembro comemoram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, precisamente a 10 de dezembro de 1948.

Surgida no seguimento da tomada de consciência das atrocidades cometidas, principalmente pelos nazis, durante a II Grande Guerra (1939-1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma carta de princípios onde se nomeiam e defendem quais os direitos inalienáveis de cada ser humano, enunciando também os direitos individuais e coletivos, sem discriminação de raça, género ou nacionalidade.

Foi a 9 de novembro de 1978, há 40 anos atrás, que Portugal ratificou a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Ou seja, quatro anos depois da revolução do 25 de abril, que pôs fim à ditadura em Portugal, e dois anos depois da aprovação da Constituição de 1976, que instituiu Portugal como Estado democrático.

Livres e Iguais - Os Direitos Humanos na Escola, com texto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrações de Ana Seixas, surge no âmbito destas duas comemorações e visa sensibilizar o público mais jovem para este assunto. Porque afinal, apesar de serem inerentes à própria dignidade humana, ninguém nasce ensinado em direitos humanos. E a mensagem deste livro é clara: os direitos humanos têm a ver com a nossa vida quotidiana em contexto social e para os defender, temos de os conhecer. Quanto mais cedo melhor!
A apresentação de Livres e Iguais - Os Direitos Humanos na Escola tem lugar no próximo dia 10 de dezembro, pelas 13h00, na Biblioteca Passos Manuel, em Lisboa.

Autoras e ilustradora marcarão presença. A apresentação está a cargo do professor catedrático Vital Moreira.

A Biblioteca Passos Manuel está instalada no Andar Nobre do Palácio de São Bento, em Lisboa.

O acesso à Biblioteca é feito através da porta lateral do edifício, junto ao parque de estacionamento da Assembleia da República.

A entrada é gratuita.

Autocarros: 706, 727, 773 | Elétrico: 28 | Metro: Rato

0 comentários:

Enviar um comentário