Agenda INCM 2019 - 500 anos do início da grande viagem de Fernão Magalhães


A Imprensa Nacional-Casa da Moeda associa-se, em 2019, às comemorações do quinto centenário do início da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, um extraordinário feito da Humanidade,  comandado por um português ao serviço de Carlos V de Espanha.

Recorde-se que Fernão de Magalhães foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo (arquipélago na extremidade sul da América do Sul). Foi também o primeiro a atravessar o estreito que batizou, o Estreito de Magalhães - a maior e mais importante passagem natural entre os oceanos Atlântico e Pacífico. E foi o primeiro a provar aquilo que os gregos antigos já desconfiavam: a terra é redonda.

Fernão de Magalhães acabou por ser morto na batalha de Cebu, nas Filipinas, durante a expedição, que viria a ser chefiada depois por Juan Sebastián Elcano até ao seu termo, em 1522.

A Imprensa Nacional dedica a sua agenda para 2019 a esta efeméride. 

Nesta edição assinala-se o arranque de um conjunto de projetos editoriais que irão sendo apresentados no decurso de 2019 a 2022.

Com texto do historiador José Manuel Garcia, notável historiador e especialista em Fernão de Magalhães, e conceção gráfica do designer João Campos, a Agenda da INCM 2019 é, ainda mais que nos anos anteriores, um «livro-agenda».


Não a perca!




1 comentário:

  1. Portanto ... a façanha é única na História da Humanidade ... julgado impossível na época, com inúmeros perigos e grande probabilidade de morrerem todos... foi um dos nossos Navegadores que a planeou à custa dos conhecimentos científicos avançados que ele possuía, conjuntamente com os dos nossos Matemáticos e Cartógrafos...

    e a incm faz jus a esse feito gigantesco lançando ... ... uma agendinha ??? Boa incm !

    Se quiserem ser um pouco mais ridículos, que tal um bloquinho de apontamentos em papel reciclado com uma caricatura modernaça do "camarada" Fernão !

    Que tristeza .......... !

    ResponderEliminar