Encerramento da exposição «IMPRIMERE — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional»| 5 janeiro | 15:00 | Casa do Design | Matosinhos





A exposição Imprimere: Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional, inaugurada  a 10 de maio de 2018, na Casa do Design, em Matosinhos, encerra já amanhã, dia 5 de janeiro.

Durante a finissage  de Imprimere: Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional  será lançado, pelos, Correios de Portugal, um selo comemorativo dos 250 anos da editora pública, de autoria do designer Eduardo Aires. 

Previstas estão também as intervenções de Alcides Gama, vogal do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda; Eduardo Aires, autor do selo; de José Bártolo, da Casa do Design; de Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos (ou do vereador Fernando Rocha, em sua representação)  e também de um  representante dos CTT, Correios de Portugal.


Recorde-se que Imprimere: Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional inseriu-se no âmbito das comemorações dos 250 anos da Imprensa Nacional e foi  promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela esad — idea, Investigação em Design e Arte e, claro, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM)  .

Nesta extensa mostra documental pode ver-se  inúmeros instrumentos, máquinas, tecnologias e artefactos que ilustram e traçam a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia aos nossos dias.

A curadoria  foi da responsabilidade de Rúben Dias, tipógrafo, designer de tipos e docente na ESAD, e de Sofia Meira, designer gráfica e responsável pela Oficina de Tipografia da ESAD, ambos a desenvolver investigação nesta área.

Se ainda não  a visitou tem até amanhã para o fazer. Não falte!



0 comentários:

Enviar um comentário