Religião e Metafísica no Pensar de Agostinho da Silva | Romana Valente Pinho




Foi um intelectual e um aventureiro. Correu mundo: Porto, Lisboa, Paris, Brasil, Argentina, Uruguai e Lisboa outra vez. Foi professor e um conversador nato. Foi também um filósofo que levou a sério a tarefa de pensar Portugal, referenciado como um dos principais pensadores portugueses do século XX.  Escritor, publicou a  primeira obra, A Vida de Pasteur, pela Seara Nova, em 1938. Seguiu-se uma vasta e profícua bibliografia de onde se destacam Sete cartas a um jovem filósofo: seguidas de outros documentos para o estudo de José Kertchy Navarro, que publicou em 1945.

Em 1944, e depois de ter estado preso no Aljube, abandona o país em direção ao Brasil, onde desenvolve uma vasta atividade ligada à investigação e ao ensino.

Regressa Portugal apenas em 1969, já em plena primavera marcelista, onde continuou a escrever e a ensinar. Dirigiu o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Técnica de Lisboa e foi consultor Instituto Camões.

Quatro anos antes de morrer, em 1994, grava para a RTP uma série de entrevistas, as famosas «Conversas Vadias», onde cativava pelo seu pensamento mas também pela sua personalidade.

A Imprensa Nacional dedicou-lhe um Essencial Sobre, de autoria de Romana Valente Pinho, que publicou, em 2006, também com a editora pública: Religião e Metafísica no Pensar de Agostinho da Silva.

Agostinho da Silva nasceu neste dia, no Porto, há 113 anos.

«O presente estudo constitui o primeiro trabalho sistemático sobre o pensamento de Agostinho da Silva (1906-1994), a partir do que é o centro fulcral de onde irradia a prodigiosa constelação do seu pensamento, vida e obra: a experiência religiosa e metafísica que, inseparável de implicações éticas e práticas, configura uma espiritualidade que é o elo unificador das múltiplas feições e expressões do seu pensar e agir.
Este ensaio de Romana Valente Pinho apresenta-nos um seguro itinerário histórico -temático e hermenêutico que permite apreender, com clareza, os pressupostos, os temas e as questões fundamentais do pensamento metafísico e religioso do autor de Sete Cartas a um Jovem Filósofo, na sua génese e na sua estrutura orgânica, procurando ainda abordar, aprofundadamente, o problema das fontes do seu pensar, tarefa difícil num filósofo sempre muito esquivo em referi-las ou explicitá-las.». In Religião e Metafísica no Pensar de Agostinho da Silva.


Conheça mais detalhes sobre esta obra na nossa loja online. Aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário