Vamos Descobrir a Biblioteca Nacional de Portugal | 27 março | 18.00h| Biblioteca Nacional de Portugal




Vamos Descobrir a Biblioteca Nacional de Portugal é lançado já esta quarta-feira, dia 27 de março, pelas 18.00h,  no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.

Com texto de Luísa Ducla Soares e ilustração de Mariana Rio, esta edição da Imprensa Nacional convida os mais novos a conhecerem a BNP, desde a sua história ao percurso do livro e do leitor. A apresentação da obra está a cargo de Daniel Pires e André Letria.
Apareça e traga os mais novos. A entrada é livre!


Embarcando na curiosidade dos protagonistas desta aventura, o João e a Joana, o livro transporta os leitores mais pequenos numa viagem à descoberta da biblioteca patrimonial do País, reservada a maiores de 18 anos.

Assim que entram portas adentro, juntando-se a uma visita guiada, o João e a Joana são surpreendidos pelo Doutor Ribeiro dos Santos, o Bibliotecário-mor da Real Biblioteca Pública da Corte, nomeado por Sua Majestade D. Maria I, há 200 anos. Curioso por também saber o que aconteceu na Biblioteca desde então, conta aos dois amigos que a Biblioteca Nacional foi idealizada por D. João V e por D. José, tendo sido adiada devido ao terramoto. Em 1796, foi criada por alvará régio e instalada na Praça do Comércio.

Durante a visita guiada, seguem-se muitas outras surpresas e histórias. O João e a Joana ficam a conhecer os tesouros da BNP, importantes acontecimentos histórico-políticos, ilustres figuras da cultura e literatura portuguesas. Descobrem o que acontece aos muitos livros e revistas que entram diariamente na BNP, os vários serviços e tratamentos por onde têm de passar até chegarem às mãos dos leitores...e ficam ainda a saber como alguém se pode tornar leitor, as muitas coleções a que pode ter acesso, que incluem partituras de música, mapas, espólios de autores portugueses e obras para invisuais.


Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa

0 comentários:

Enviar um comentário