Neste dia, em 1906, nasceu Humberto Delgado




Humberto da Silva Delgado nasceu a 15 de maio, em Torres Novas. Foi político e militar distinto da Força Aérea Portuguesa e o principal rosto da oposição ao regime de Salazar. O seu percurso ficaria marcado pela candidatura à Presidência da República nas eleições presidenciais de 1958, das quais saiu fraudulentamente derrotado. Para a História ficou como o único candidato presidencial a bater-se nas urnas e dos poucos a afrontar Salazar ao proferir a célebre frase: «Obviamente, demito-o». A coragem deste General sem Medo sairia-lhe cara. A «Operação Outono» - nome de código da armadilha montada contra Humberto Delgado culminaria com a assassinato deste «General Sem Medo» e da sua secretária, Arajaryr Campos, junto à fronteira espanhola de Olivença, em 13 de fevereiro de 1965.

A Imprensa Nacional tem dedicado várias obras a este «General sem Medo». Destaque para:

Humberto Delgado (1906-1965) - Coragem, Determinação, Reconhecimento , o primeiro volume da coleção «No Panteão Nacional», uma coleção que pretende homenagear a vida e obra daqueles que receberam a mais elevada honra póstuma concedida em Portugal, o Panteão Nacional. A autoria é de Frederico Delgado Rosa;



Inventário do Espólio de Humberto Delgado, publicado em outubro 1998, de autoria de Paula Cristina Ucha;


Humberto Delgado. A Coragem do General sem Medo com texto de José Jorge Letria e ilustrações de Richard Câmara, um livro que integra a coleção «Grandes Vidas Portuguesas», onde se destaca biografias de personalidades de vários domínios da nossa História.

Humberto Delgado. A Coragem do General sem Medo é uma edição realizada em parceria entre o Pato Lógico e a Imprensa Nacional, destinando-se ao público infanto-juvenil.






0 comentários:

Enviar um comentário