«O Legado de Leite de Vasconcelos na Universidade de Lisboa» | 26 de junho| 17:00h| Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa




Este velho magro e meão, de sobrecenho carregado, panamá amarelido, terno de
linho caseiro e guarda-sol de pano alvadio no braço, que no Verão alfacinha irrompia
da Rua de Ivens para o Largo da Biblioteca, a consultar os «reservados», ou da Rua
da Betesga para as tendas da Praça da Figueira, a regatear um punhado de fruta do
tempo sem perder de ouvido os ditos das colarejas e os «arres!» dos saloios de burrico
— chamava-se Leite de Vasconcelos.

Vitorino Nemésio, Livro do Centenário do Dr. J. Leite de Vasconcelos, Lisboa, 1960, p. 101



A Sessão de apresentação do livro O Legado de Leite de Vasconcelos na Universidade de Lisboa, de Ivo Castro, Professor Emérito da Universidade de Lisboa, com a chancela da Imprensa Nacional, realiza-se no átrio da Biblioteca da Faculdade de Letras, já no próximo dia 26 de junho, quarta-feira, pelas 17:00 horas.
Convidamo-lo a estar presente.
A entrada é livre. Não falte!

A Biblioteca da Faculdade de Letras alberga a coleção conhecida por Legado de Leite de Vasconcelos, formada por duas componentes: uma Biblioteca de Linguística e Literatura e um Fundo manuscrito.
A Biblioteca é proveniente da antiga biblioteca de Leite de Vasconcelos, que deixou em testamento à Faculdade de Letras, de que foi professor entre 1911 e 1929, os seus livros das disciplinas filológicas. Entre eles, muitos são exemplares únicos no país e bastantes foram enriquecidos pela mão do proprietário com anotações marginais e manuscritos inseridos.

O Fundo é um típico espólio literário, constituído por autógrafos (apontamentos soltos ou originais redigidos, que formam o antetexto de obras de Leite) e por materiais de muitas proveniências, reunidos e organizados por Leite para fins de documentação dos seus trabalhos. Este fundo foi reunido por Orlando Ribeiro no Centro de Estudos Geográficos, onde dirigiu a edição póstuma das obras de Leite de Vasconcelos. Os originais dessas obras figuram igualmente no fundo, que o Centro de Estudos Geográficos depositou na Biblioteca da Faculdade.
In www.letras.ulisboa.pt/pt/espoliosedoacoes/joseleitevasconcelos


0 comentários:

Enviar um comentário