Novidade | «Abílio de Mattos e Silva» de Eunice Tudela de Azevedo




O mais recente título da coleção «Biografias do Teatro Português» estará muito em breve disponível nas livrarias. Trata-se de um volume inteiramente dedicado a Abílio de Mattos e Silva (1908-1985), um artista cuja obra se desenvolveu ao longo de mais de cinco décadas e em artes tão diversas como a pintura, a cenografia, o figurinismo, a ilustração, o design gráfico, a tapeçaria e até a poesia, ainda inédita. Foi a faceta do cenógrafo e figurinista que se pretendeu explorar; porém, não foi fácil a Eunice Tudela de Azevedo separá-la das outras praticadas com igual regularidade e nível artístico merecedor de destaque.

Este livro constitui uma abordagem extensiva da obra de Mattos e Silva, porque acompanha cronologicamente o seu percurso e a sua produção, recenseando e apresentando uma lista das suas 122 criações conhecidas para teatro, dança e ópera. Todavia, nele se encontra também o estudo intensivo das principais peças cenográficas e dos figurinos através da análise detalhada, perspicaz e informada de documentos visuais e escritos que a autora pesquisou e traz ao nosso conhecimento. Do artista que idealiza e inventa ao artista que molda a sua ideia ao projeto coletivo e às contingências da produção, surge o retrato (quase) acabado de um dos cenógrafos que, no Estado Novo e após o 25 de Abril, alimentaram o imaginário teatral nos nossos principais palcos através da componente plástica dos espetáculos.

Eunice Tudela de Azevedo é doutoranda em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), tendo recebido uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É mestre em Estudos de Teatro pela mesma faculdade, membro da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e tem vindo a desenvolver investigação nas áreas da História do Teatro e Cenografi a no Centro de Estudos de Teatro da FLUL. Integrou a equipa do projeto «CETbase» e da Base Temática «Teatro em Portugal» (Instituto Camões/CET). Tem publicado com regularidade em revistas da área e colaborado na produção de livros.

A coordenação científica da coleção «Biografias do Teatro Português» é de Maria João Brilhante (professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e de Ana Isabel Vasconcelos (professora auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta, onde leciona).

Volumes já publicados nesta coleção:

COMPANHIA REY COLAÇO–ROBLES MONTEIRO
Joana d’Eça Leal


ALFREDO CORTEZ
Sebastiana Fadda


ANTÓNIO PEDRO
Rui Pina Coelho


EMÍLIA DAS NEVES
Ana Isabel Vasconcelos


SOUSA BASTOS
Paula Gomes Magalhães


FRANCISCO PALHA
Levi Martins

ANTÓNIO PINHEIRO
Eugénia Vasques


Próximo volume:
JORGE DE FARIA
Isabel Vidal


0 comentários:

Enviar um comentário