Apresentação | Estudos de Religião | por Alfredo Teixeira



Dia 9 de outubro, quarta-feira, pelas 18:30, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, será apresentada, por Alfredo Teixeira, a coleção «Estudos de Religião», uma coleção da Imprensa Nacional, coordenada pelo Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa, que acolhe estudos e ensaios multidisciplinares sobre as religiões e as dimensões religiosas da cultura.

A Religião no Espaço Público Português, de Helena Vilaça e Maria João Oliveira, A Teologia Ficcional de José Saramago: Aproximações entre o Romance e a Reflexão Teológica, de Marcio Cappelli, e Livro, Texto e Autoridade. Diversificação Religiosa com a Sociedade Bíblica em Portugal (1804-1940), de Rita Mendonça Leite são as propostas que inauguram esta série e que serão apresentadas a 9 de outubro.

A coleção « Estudos de Religião», além de estar aberta à interpretação de textos religiosos e teológicos, visa compreender as mundividências, identidades e dinâmicas sociais no campo religioso e, ao mesmo tempo,  promover o estudo das práticas, das mediações e da memória religiosa das sociedades e também analisar as teorias da religião.

Esta nova coleção, que leva a chancela da Imprensa Nacional, pretende assim ser um espaço de reflexão sobre a religião na atualidade.

Fica o convite feito!



Alfredo Teixeira

Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa - Instituto Universitário de Lisboa. Mestre em Teologia Sistemática e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Leciona na área de Estudos de Religião e de Métodos em Teologia Prática. As suas principais áreas de investigação são: identidades e instituições religiosas na sociedade portuguesa; performatividades e estéticas do religioso; novas teorias da religião.

É Diretor do Instituto de Estudos de Religião da UCP. É membro da Direção da Faculdade de Teologia ; Integra o Conselho Científico da mesma Faculdade e foi membro do Conselho de Direção da revista Didaskalia. É membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa; da Associação «Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa» e da Comissão da Liberdade Religiosa (Ministério da Justiça).

Participa na coordenação da rede de investigadores «Religião e modernidades múltiplas» (ReliMM) e (co)coordenou os seguintes projetos: «Os professores e a cultura religiosa na Escola»: inquérito exploratório». «Morfologia do Campo Religioso em Portugal»; «A ação social da Igreja católica em Portugal»; «Identidades religiosas em Portugal - valores; práticas e representações»; «Faith in the Secular Age» - The Council for Research in Values and Philosophy;); «Dicionário de Ciência da Religião» (PUC- São Paulo; Brasil). Foi cocoordenador do Colóquio Internacional «Desporto, Ética e Transcendência»; da série «Jornada de Teologia Prática» da Faculdade de Teologia e foi membro da Comissão Científica do Congresso Internacional do Centenário de Fátima: «Pensar Fátima: leituras interdisciplinares».

Para além da sua atividade académica; desenvolve uma reconhecida atividade de composição musical.

0 comentários:

Enviar um comentário