Novidade | O Drama de Canto e Castro - Um Monárquico Presidente da República




Passados 75 anos da edição original de O Drama de Canto e Castro — Um Monárquico Presidente da República, publicada em 1944 por Maurício de Oliveira, a Imprensa Nacional, em parceria com o Museu da Presidência da República, reedita esta obra cuja importância é de enorme relevo para a biografia de João do Canto e Castro Silva Antunes, presidente da República Portuguesa entre dezembro de 1918 e outubro de 1919.

Assim, cem anos após a sua presidência, trazemos de volta um livro que é um contributo para conhecer melhor uma biografia e um período da nossa História recente. Não vai querer perder!

Há cem anos, a República Portuguesa vivia momentos difíceis. O fim da guerra não fora o fim da crise económica, nem o regresso dos soldados do Corpo Expedicionário Português apaziguara uma sociedade que se debatia com dificuldades várias. O país vivera a experiência traumática
do assassinato do chefe do Estado — Sidónio Pais — e aguardava uma tranquilidade que parecia distante. Foi nesse contexto conturbado, de clivagens que ameaçavam a jovem República Portuguesa, que João do Canto e Castro assumiu o cargo de presidente da República.

O presente livro traz‑nos o percurso pessoal e político de um homem que soube pôr de parte convicções pessoais para servir a Pátria.

A República Portuguesa é feita de todos aqueles que, em vários momentos, a personificaram, e, nessa medida, esta reedição é um importante contributo para o conhecimento da nossa História recente.

Mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa in O Drama de Canto e Castro - Um Monárquico Presidente da República



Ficha técnica:

EDIÇÃO
Museu da Presidência da República / Imprensa Nacional‑Casa
da Moeda

COORDENAÇÃO GERAL
Maria Antónia Pinto de Matos / Duarte Azinheira

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Elsa Santos Alípio

COORDENAÇÃO EDITORIAL
Paula Mendes / Rita Costa
Com o apoio:
Alexandre Tojal

NOTAS E PESQUISA DE IMAGENS
Elsa Santos Alípio / Rita Costa

REVISÃO
Imprensa Nacional‑Casa
da Moeda

DESIGN GRÁFICO
Luís Chimeno Garrido
José Domingues

TRATAMENTO DE IMAGEM
Luís Chimeno Garrido
José Domingues

IMPRESSÃO E ACABAMENTO
Imprensa Nacional‑Casa
da Moeda

Agosto de 2019

ISBN 978-972-27-2776-1
DEPÓSITO LEGAL N.º 454 936/19
EDIÇÃO N.º 1023324

0 comentários:

Enviar um comentário