Prémio Design de Livro 2019 | Menção Honrosa para «Imprimere, Arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional»



O júri da 2.º edição do Prémio de Design de Livro 2019, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), decidiu atribuir uma Menção Honrosa a Imprimere, Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional, com design da Degrau e publicado pela Imprensa Nacional.

Sobre Imprimere, Arte e Processo nos 250 anos da Imprensa Nacional, o júri salientou que ali «evoca-se um imaginário tipográfico, encenando um conjunto de técnicas e tradições da história da imprensa. Destaca-se a forma clara como se recupera e demonstra um conjunto de técnicas e tradições da história da imprensa. O design é assumido aqui como veículo expressivo de pedagogia.»

O júri é composto por Sofia Gonçalves, Vera Velez, Jorge Moreira e Mário Moura decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Design de Livro 2019, referente a obras publicadas entre maio de 2018 e abril de 2019, a Inês Nepomuceno – da esad-idea, pelo design do livro O Tempo Não Consome a Eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva, publicado pela Câmara Municipal do Porto.

Uma outra menção honrosa foi atribuída a Caldas 77 – IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal, com design de Marco Balesteros (assistido por Pedro Sousa), publicado pela editora Ghost.

O Prémio Design de Livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da DGLAB. O Prémio, criado em 2017, pretende valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro na sua qualidade de objeto físico.

Os 17 livros selecionados este ano pelo júri são os candidatos portugueses que a DGLAB apresentará no concurso internacional Best Book Design From All Over the World 2020, da Stiftung Buchkunst. Os resultados desta competição internacional, que terá lugar na Alemanha, são habitualmente divulgados em março.

Será também realizada uma exposição dos 17 livros distinguidos pelo júri, nas instalações da DGLAB, em data anunciar

0 comentários:

Enviar um comentário