Novidade | Coleção D | Eduardo Aires




A «Coleção D» é uma coleção dedicada aos designers portugueses de várias gerações, com especial atenção aos criadores contemporâneos. Apresentam-se autores de várias disciplinas, da comunicação aos objectos, da moda ao grafismo, da publicidade à ilustração. São monografias essencialmente visuais, que pretendem ser um primeiro encontro com a rica mas ainda mal estudada história do design português, sublinhando a sua excelência e importância no presente e no futuro do ensino e da prática do design.  A edição bilingue permite o alargamento do público-alvo bem como do mercado a que se destina.

O presente volume, o mais recente título desta coleção, desenhada e coordenada por Jorge Silva, conta com textos de Vasco Rosa e Francisco Providência e é dedicada à obra de um dos mais premiados e conceituados designers  da atualidade: Eduardo Aires.

A obra de Eduardo Aires, segundo Francisco Providência, é «uma obra que comunica erudição, desde logo confirmada pelos múltiplos prémios internacionais com que tem sido distinguido pelos seus pares, mas também pelos inúmeros convites a comunicar a sua obra em plateias da academia e da comunidade.»

Primeiro doutorado em Design pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (2006), Eduardo Aires ― que nasceu no Ribatejo a 7 de julho de 1963 ― fica também ligado à cidade onde vive e trabalha como autor da forte imagem institucional do Porto, criada em 2014 e desde então muito premiada internacionalmente. Tendo crescido na Renânia do Norte, onde os seus pais foram leitores de Português, completou os estudos liceais em Coimbra antes de se fixar na cidade invicta para estudar Design de Comunicação na Escola Superior de Belas-Artes (atual FBAUP), licenciando-se em 1987. Foi admitido nesse mesmo ano como docente vindo mais tarde a ocupar o lugar de presidente do Departamento de Design e diretor da Licenciatura em Design de Comunicação. Enquanto delegado da APD (Associação Portuguesa de Designers) representou Portugal em congressos ICOGRADA (1993, Glasgow, e 1997, Montevideo), tendo sido co-organizador do Congresso ICOGRADA’95 Lisboa/Porto. Na FBAUP, fundou e dirigiu o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, de 2008 a 2018. A influência cruzada dos professores Jorge Afonso, Dario Alves e Rolando Sá Nogueira foi determinante para conduzir o estudante que adorava desenhar desde criança para o designer que pensa e projeta desenhando. (...)
in Coleção D, Eduardo Aires.

Saiba mais detalhes sobre esta obra na nossa loja online. Aqui.


0 comentários:

Enviar um comentário