Apresentação | 1.º Congresso Nacional de Arquitectura 1948–2018



No dia 21 de novembro às 18h00, será apresentada, no Forte de Sacavém, a edição Revelar o Património, 1.º Congresso Nacional de Arquitectura 1948–2018, integrada na coleção Forte de Sacavém. A entrada é livre.


Revelar o Património: 1.º Congresso Nacional de Arquitectura. 1948-2018

Deolinda Folgado (dir.), AA.VV. Lisboa: DGPC/IN-CM, 2019 (Coleção Forte de Sacavém; 1)

O Forte de Sacavém tem à sua guarda um arquivo fundamental para a história da arquitetura nacional e da intervenção no património cultural. Composto pelos conjuntos documentais gerados por vários serviços públicos, integra, igualmente, arquivos pessoais de alguns dos principais nomes do património cultural português dos séculos XX e XXI. Com o objetivo de divulgar este arquivo foi criado o projeto Revelar o Património, que inclui nova linha editorial, a Coleção Forte de Sacavém, de que este é o seu primeiro número monográfico.

Este número evoca os setenta anos passados sobre a realização do 1.º Congresso Nacional de Arquitectura, e, simultaneamente, procura contribuir para o conhecimento da obra de alguns dos arquitetos que apresentaram comunicações no evento e cujo espólio se encontra em Sacavém, são eles: José Ângelo Cottinelli Telmo, Porfírio Pardal Monteiro, Carlos Chambers Ramos, Jorge Segurado, Miguel Jacobetty Rosa, João Guilherme Faria da Costa e Nuno Teotónio Pereira, cujos projetos selecionados e analisados que se encontram no Arquivo foram estudados por técnicos da DGPC. A publicação conta ainda com textos de enquadramento ao tema da autoria dos arquitetos Ana Tostões, Jorge Figueira, José António Bandeirinha e Sergio Fernandez.
in http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário