O Poeta na Cidade - A Literatura Portuguesa na História | Helena Carvalhão Buescu



A relação entre História e Literatura é um dos elementos fundadores do que hoje consideramos como o fenómeno literário e, muito embora sob diversíssimas configurações, tem contribuído para a perceção das duas formas de discurso como mutuamente fecundáveis e em vários aspetos certamente próximas. Em alguns momentos, as fronteiras parecem quase indistintas: por exemplo, como veremos, em casos-chave da historiografia medieval a separação entre facto e ficção é pouco operativa, e ambos parecem fazer parte de um mesmo universo imaginário.


Em outros momentos, porém, e com diferentes conceitos operatórios, parece chegar-se quase a uma conceção antagonista das duas formas de discurso, como se a uma, e só a uma, coubesse o monopólio da verdade; enquanto a outra pareceria construir-se com base num afastamento potencialmente perigoso do real, ficando «presa» da imaginação.
A posição que este livro defende repousa sobre a compreensão de que os vínculos entre História e Literatura, sendo de compreensão essencial para ambas, devem refletir a sua variação histórica.

Helena Carvalhão Buescu é catedrática na Faculdade de Letras de Lisboa, onde fundou e dirigiu o Centro de Estudos Comparatistas. Colabora regularmente com universidades estrangeiras, em especial na Europa, Estados Unidos e Brasil, onde tem sido professora ou investigadora convidada. Membro da Academia Europæa e sócia correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.


Títulos publicados na mesma coleção:

Da Utopia à Fronteira da Pobreza
Adriano Moreira

Como Viver em Tempo de Crise?

Edgar Morin e Patrick Viveret

A Natureza do Acto Criador
Urbano Tavares Rodrigues

Uma Aproximação à Estranheza
Frederico Pedreira

Alexandria
Jorge Barreto Xavier

Debaixo da Nossa Pele — Uma Viagem
Joaquim Arena

Istmos — Do Terror, do Amor e Algo Mais
Adalberto Alves

Poesia e Artes Visuais — Confessionalismo e Écfrase
Mário Avelar

A Diáspora em Língua Portuguesa — Sete Séculos
de Literatura e Arte

Darlene J. Sadlier

Ficções da Memória
Alberto da Costa e Silva

Uma Conversa Silenciosa
Eugénio Lisboa

O Outro Lado do Desenho
Fernando Guimarães

0 comentários:

Enviar um comentário