Obra Completa de Vitorino Nemésio | Sob os Signos de Agora/Conhecimento de Poesia




Este é o primeiro volume da série Ensaio da Obra Completa de Vitorino Nemésio e reúne duas peças do pensamento crítico de Vitorino Nemésio - «Conhecimento de Poesia» e «Sob os Signos de Agora». Sendo ambas compostas de dispersos, o livro que o leitor tem agora nas mãos segue o trilho que lhes marcou a história editorial.

Tal como os livros aqui reunidos, este, que os reúne, procura coerência na temática abordada e na abordagem crítica de que faz uso o autor. A Direção Literária é de Luiz Fagundes Duarte, a edição de Ângela Correia e chancela é da Imprensa Nacional em parceira com a Companhia das Ilhas.

 A questão da coesão e coerência parece ter preocupado mais Nemésio quando organizou o volume Conhecimento de Poesia, em 1958, do que quando organizou o volume Sob os Signos de Agora, em 1932. Claro que, em 1932, Nemésio tinha 31 anos e acabara de começar a carreira académica na Universidade de Lisboa. Já em 1958, o escritor contava 56 anos, tinha já consolidado a carreira académica e acumulara experiência letiva em Bruxelas e no Brasil. Tal passagem pela academia não o deixara certamente indiferente às subtilezas da organização antológica, à pena que sempre atormenta quem as empreende: como juntar o que é diverso, como encontrar no que é diverso o que possa unir.

Ângela Correia
Nota editorial

Com esta edição, destinada a um público vasto, em que cada volume é revisto e apresentado por um especialista na matéria, a Imprensa Nacional e a editora Companhia das Ilhas dão um contributo decisivo para a divulgação e o conhecimento da obra de um dos escritores que ficarão para a história da literatura portuguesa do século xx: Vitorino Nemésio.

Saiba mais detalhes na nossa loja online, aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário