Helena Almeida com livro inédito publicado na Série Ph., da Imprensa Nacional




A Imprensa Nacional apresenta mais um volume da Série Ph., dedicado à conceituada artista Helena Almeida (1934-2018).

O novo livro Ph.03 Helena Almeida percorre 50 anos da sua produção artística, com obras de 1968 até 2018, alguns desenhos do seu processo criativo e um ensaio inédito de Delfim Sardo intitulado “Continuar aqui”.

Costuma dizer-se que todas as histórias começam com um corpo.
É a partir de um corpo que tudo começa, seja num corpo visto, num
corpo sentido, na sua unidade ou na sua fragmentação. Helena Almeida,
cuja obra não construiu nunca nenhum tipo de saga, sempre desenvolveu
pequenas narrativas que são protagonizadas por um corpo — o seu.

Delfim Sardo in «Começar Aqui», Ph.03 Helena Almeida



O livro termina com uma imagem da série “O abraço” onde está também o arquiteto e artista Artur Rosa e companheiro de vida da artista.

Delfim Sardo encerra o seu texto referindo que “Este abraço é abraçar alguém, como andar também tinha sido andar-para-alguém e esse outro (esse para quem) está sempre, de uma ou de outra forma, presente nas imagens de Helena Almeida. Se olharmos com muita intensidade, até podemos pensar que somos nós.”

Depois de Jorge Molder, Paulo Nozolino (já na segunda edição) e Fernando Lemos, a Imprensa Nacional apresenta o novo volume com a obra de Helena Almeida. A Série Ph., dirigida por Cláudio Garrudo, é uma coleção de monografias dedicada à fotografia portuguesa contemporânea, bilingue, de preço acessível, que pretende dar a conhecer a obra dos autores, com textos de especialistas e apresentando os territórios expandidos e múltiplos da Fotografia.

A apresentação terá lugar no dia 10 de dezembro, às 18h30, na biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa. A entrada é gratuita.

0 comentários:

Enviar um comentário