Qual é o teu animal preferido? | Alunos do CED Nossa Senhora da Conceição, Casa Pia de Lisboa respondem



A Imprensa Nacional e o Museu Casa da Moeda editam, desde 2016, uma coleção infantojuvenil que pretende sensibilizar o público mais jovem para matérias importantes, como a proteção das espécies em perigo de extinção. É uma coleção com conteúdos de elevado rigor científico, apelativos, didáticos, e a que se junta uma importante vertente solidária: parte das receitas da venda deste livros revertem em a favor do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Em 2016, publicámos Sou o Lince-Ibérico — O Felino Mais Ameaçado do Mundo, com texto de Maria João Freitas e ilustrações de Tiago Albuquerque e Nádia Albuquerque e em 2018, publicámos Rainha dos Ares. A Águia-Imperial-Ibérica, com texto de Carla Maia de Almeida e ilustrações de Suza Monteiro.

Acreditamos que zelar pela preservação das espécies em perigo em Portugal faz-se pela via do conhecimento e da educação. E por isso mesmo desafiámos as 4 turmas do 2º Ciclo (5.º e 6.º anos) do Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição, Casa Pia de Lisboa, que no decorrer deste ano letivo estão a desenvolver projetos ligados à sensibilização ambiental, para responderem ao nosso questionário sobre os seus animais preferidos.

De um universo de 85 alunos, 64 meninos e meninas responderam que o animal preferido (dos títulos já publicados na coleção do Museu Casa da Moeda) era o Lince Ibérico. 21 reponderam a Águia, Rainha dos Ares.

Dos animais que gostariam de ver contemplados nesta coleção o Lobo Ibérico recebeu 42 votos e o Golfinho-Comum, 43 votos. Foi uma votação renhida que acabará com uma excelente notícia... mas só  para 2020.

Agradecemos a todos os meninos que participaram neste inquérito e também à Professora Isabel Teixeira, coordenadora do 2º Ciclo da CED NSC - Casa Pia de Lisboa, instituição a quem tivemos o gosto de oferecer alguns exemplares de Lince-Ibérico — O Felino Mais Ameaçado do Mundo e Rainha dos Ares. A Águia-Imperial-Ibérica, para a Biblioteca escolar.




0 comentários:

Enviar um comentário