O Essencial Sobre… uma coleção icónica da Imprensa Nacional e agora um programa na Antena 2



O Essencial Sobre ... | 2ª feira | 10h30 | 16h30
Imprensa Nacional - Casa da Moeda

A Antena 2 estreia a 6 de Janeiro uma nova rubrica intitulada O Essencial sobre..., da responsabilidade da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Um programa que pretende divulgar e preservar na memória coletiva grandes nomes da nossa história (cultural, política, social e artística).

Na década de 1980 Vasco Graça-Moura, então responsável pelas edições da INCM, lançou uma coleção à qual chamou «O Essencial Sobre…». Inaugurou-a com O Essencial Sobre Irene Lisboa, da lavra de Paula Mourão. A ideia era avançar com uma coleção sobre diversos temas da cultura e da literatura portuguesas, explicados de uma forma breve e acessível, para um público generalista e por um valor muito acessível. Aliás, a promoção da coleção passou pela RTP com o slogan, de certo modo vanguardista para a época, «Fume menos, Leia mais». Na verdade, comprar um livro da coleção «O Essencial Sobre…» tinha, naqueles anos, o mesmo preço do que um maço de tabaco.

A coleção prosseguiu sempre com a mesma missão. E de lá para cá tornou-se numa das mais icónicas coleções da editora pública portuguesa. Passados 35 anos, conta já com 136 títulos (e algumas segundas edições) para os quais contribuíram e continuam a contribuir os mais prestigiados escritores e pensadores nacionais.

À semelhança da Imprensa Nacional, a Antena 2 tem vindo a desenvolver um importante trabalho de preservação, promoção e ampliação do património cultural português (e não só), assegurando a transmissão desse esse vasto legado a várias gerações, num serviço público notável e de grande qualidade. Por isso, a Antena 2 é a parceira natural da Imprensa Nacional para um protejo com estas características. Pretende este pequeno formato, O Essencial Sobre… , agora na grelha da Antena 2, divulgar e preservar a memória coletiva de grandes nomes da nossa história (cultural, política, social, literária...), relembrando a uns e dando a conhecer a outros os aspetos mais relevantes da vida e da obra de cada biografado.

É nosso entender que o estabelecimento de parcerias entre operadores culturais públicos contribui para uma dinâmica que permite chegar melhor a mais cidadãos. Essa foi, é, e continuará a ser a nossa missão.

0 comentários:

Enviar um comentário