Combata o isolamento, leia livros | Imprensa Nacional oferece mais 5 títulos gratuitos



Consciente de que muitos de nós estaremos nos próximos tempos em isolamento social, e cientes da importância da leitura em todas as horas, a Imprensa Nacional continua a dar cumprimento à sua missão de serviço público - de preservar e divulgar a memória e o património comuns - e disponibiliza alguns dos seus conteúdos digitais.

Na passada 6.ª feira começámos por tornar acessíveis on-line, de forma inteiramente gratuita e partilhável, os 15 mais recentes títulos da coleção «O Essencial Sobre...».

Hoje disponibilizamos mais cinco títulos desta mesma coleção. Uma coleção que foi, vale a pena recordar, inaugurada, na década de 1980, por Vasco Graça-Moura, então responsável pelas edições da INCM. A ideia era avançar com uma coleção sobre diversos temas da cultura e da literatura portuguesas, explicados de uma forma breve e acessível, para um público generalista e por um valor acessível.

De lá para cá, a coleção prosseguiu sempre com a mesma missão. Hoje é uma das mais icónicas coleções da editora pública. Conta já com 136 títulos (e algumas segundas edições) para os quais contribuíram e continuam a contribuir os mais prestigiados escritores e pensadores nacionais. Foi, entretanto e naturalmente, abrindo portas a nomes e a temas internacionais, muitos deles fundamentais para a matriz cultural do Ocidente.

Hoje recuperamos mais cinco títulos, já mais antigos.  De notar que alguns deles já se encontram esgotados há vários anos. Tem agora a oportunidade de os descarregar e ler de forma totalmente gratuita.

São eles: (clique para os ler)  

O Essencial sobre A Formação da Nacionalidade, de José Mattoso


O Essencial sobre Raúl Brandão, de A. M. B. Machado Pires

O Essencial sobre Santo António, de Maria de Lourdes Sirgado Ganho

O Essencial sobre José Régio, de Eugénio Lisboa

O Essencial sobre Miguel Torga, de Isabel Vaz Ponce de Leão


Esteja atento ao Prelo e ao nosso sítio na internet (www.incm.pt). Assim que nos for possível  continuaremos a disponibilizar mais títulos.

Fique em casa e boas leituras.

0 comentários:

Enviar um comentário