Imprensa Nacional disponibiliza gratuitamente online a coleção «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa»





No contexto da pandemia COVID-19 e dos novos desafios que se colocam ao país e ao mundo por estes dias, a Imprensa Nacional tomou a iniciativa de disponibilizar os seus conteúdos digitais, assumindo, desde o primeiro instante, que esta medida pretende fazer face ao isolamento e, ao mesmo tempo, incentivar a leitura. É também uma iniciativa que dá continuidade à sua primordial e já longa missão de serviço público: preservar e divulgar a memória e o património comuns. Recorde-se que a Imprensa Nacional comemorou os seus 250 anos em 2018.
Ao longo da semana passada, a Imprensa Nacional disponibilizou dezenas de títulos da coleção «O Essencial sobre…», no seu sítio da internet (www.incm.pt) e no seu blogue editorial (prelo.incm.pt), de forma totalmente gratuita e partilhável.

Decidiu agora estender a iniciativa a outras coleções, nomeadamente à coleção Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa (BFLP), editada pela editora pública desde 2014.

A BFLP obedece a um propósito claro: acolher, de forma criteriosa, um conjunto alargado de textos nucleares da Literatura Portuguesa, enquadrados do ponto de vista editorial por elementos de apoio à leitura.

Neste sentido, a Imprensa Nacional põe à disposição, a alunos e a professores, de forma gratuita, um material que considera ser precioso por ser constituído por um elenco de obras e autores com significado patrimonial. De notar que a maioria dos títulos e autores da BFLP estão previstos nos currículos académicos do ensino regular.

Vinte Horas de Liteira, de Camilo Castelo Branco, Camões, de Almeida Garrett, As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, História de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro, Obras Poéticas, da Marquesa da Alorna, Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde, de Cesário Verde, A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós e Clepsidra, de Camilo Pessanha, são os títulos que vão ficar online gratuitamente.

Todas as próximas 4.ª feiras iremos oferecer um título. Hoje já está disponível:

Clepsidra, de Camilo Pessanha.


A «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa» conta com coordenação de Carlos Reis e com textos introdutórios de grandes especialistas nas obras publicadas, aos quais a Imprensa Nacional agradece a forma célere e pronta com que autorizaram a divulgação dos seus textos.

A Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa vai agora ficar disponível gratuitamente no site www.incm.pt e em prelo.incm.pt






0 comentários:

Publicar um comentário