A Era Dourada | Vol. 03 | «250 anos da Imprensa Nacional. Uma Breve Histórial» já disponível



Esta edição, em formato exclusivamente digital, constituída por 10 pequenos volumes, é uma breve síntese adaptada a partir da obra Indústria, Arte e Letras.250 Anos da Imprensa Nacional, da autoria de Maria Inês Queiroz, Inês José e Diogo Ferreira, publicada pela Imprensa Nacional em 2019, com design da fba.

Este 3.º volume dá conta da «Era Dourada» da Imprensa Nacional, um periodo que se iniciou nos anos Quarenta do século XIX.

Na década de 1840, a Imprensa Nacional iniciou o ciclo de maior desenvolvimento técnico e artístico de todo o século xix, colocando-se ao nível das suas congéneres europeias. A partir desta altura, promoveram-se missões de estudo e de especialização que permitiram melhorar a qualidade técnica e artística, diversificar e aumentar a produção, introduziram-se os primeiros equipamentos de fundição mecânica e impressão a vapor, renovou-se a litografia e diversificou-se a produção. A partir da segunda metade de oitocentos, beneficiando do espírito da Regeneração e refletindo a melhoria do ensino e a aceleração da modernização tecnológica, foi altura de reorganizar oficinas e introduzir novas técnicas gráficas.

in 250 anos da Imprensa Nacional. Uma Breve História

Pode lê-lo e descarregá-lo gratuitamente aqui

0 comentários:

Publicar um comentário