A Imprensa Nacional-Casa da Moeda leva, virtualmente, arte e cultura às escolas.




O encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à atual pandemia, leva a Imprensa Nacional-Casa da Moeda a repensar e a criar alternativas para que a cultura chegue a todos através de um computador ou de um telemóvel.

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda e o seu Plano de Responsabilidade Social sabem adaptar-se a esta nova realidade, e querem continuar a acarinhar o seu público mais jovem e os seus projetos. Assim, estamos a propor a todas as Escolas do país (aos seus alunos e professores) a continuidade do nosso caminho através das plataformas online que os professores/escolas indicarem.

Esta nova estratégia de divulgação educacional e cultural online é uma das maiores revoluções da educação contemporânea. Atravessamos um período em que temos de nos preparar para esta via de comunicação que, provavelmente, será um modelo mais comum no futuro.


Sabemos que a arte é compreendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, criada por artistas a partir da perceção, das emoções e das ideias.

O nosso Projeto de Responsabilidade Social pode entrar na casa dos alunos utilizando a imaginação e a criatividade, ao inventar coisas novas e ao expressar sentimentos e manifestar diferentes formas de entender as diferentes expressões artísticas.

Assim, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda propõe oficinas online, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, com uma duração de 40 a 50 minutos e totalmente gratuitas.

Faremos essas sessões com alguns dos livros da Coleção «Grandes Vidas Portuguesas» que estão no Plano Nacional de Leitura (Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Almada Negreiros e Salgueiro Maia) e recorrendo a uma metodologia ativa de exercícios de escrita, desenho/pintura, trabalhos manuais e leitura de excertos dos livros.


Esta manhã o ator Diogo Carvalho esteve, virtualmente, com os alunos do 6.º ano de escolaridade da Escola Básica Carlos de Oliveira, em Febres, Cantanhede. Diogeo Carvalho apresentou o espetáculo «Salgueiro Maia - O Homem do Tanque da Liberdade», baseada na obra homónima com texto de José Jorge Letria, ilustrações de António Jorge Gonçalves, numa edição conjunta da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e da Pato Lógico Edições.

Não há escolas abertas, mas a Imprensa Nacional-Casa da Moeda vai às Escolas, através das plataforma tecnológicas.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda está sempre ao serviço da cultura, das arte e da educação.

Para as escolas/professores interessados nestas atividades contactar:

Catarina Pargana – catarina.pargana@incm.pt

0 comentários:

Publicar um comentário