Edições Gratuitas | BFLP | Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde | Cesário Verde





Todas as 4.ª feiras oferecemos um título da nossa Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa (BFLP) para descarga e leitura gratuitas. Depois de Clepsidra, de Camilo Pessanha, e d’ A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, fica hoje disponível:


Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde, de Cesário Verde (clique para ler o livro)


Cesário Verde nasceu em Lisboa em 25 de fevereiro de 1855 e morreu cedo, aos 31 anos de idade, a 19 de julho de 1886. Uma semana após a sua morte o seu amigo «para a vida e para a morte», Silva Pinto, torna público que, dias antes da morte do poeta, concebera o projeto de edição das suas poesias e de nenhum modo cederia a outrem a honra e a responsabilidade desse trabalho. A promessa foi exemplarmente cumprida: em abril de 1887, O Livro de Cesário Verde, publicado por Silva Pinto, numa edição de 200 exemplares, era distribuído por amigos e parentes. Em boa hora o fez, pois, apesar de Cesário Verde ter sido um poeta incompreendido no seu tempo, a sua poesia veio a revelar-se decisiva, e de valor incalculável, na fundação da modernidade literária portuguesa.

Poeta parnasiano, realista e irónico, Cesário Verde é também o poeta da cidade, uma vez que Lisboa povoa toda a sua poesia. E foram poucos foram os poetas que conseguiram pintar um quadro tão vivo e contrastado da cidade de Lisboa das últimas décadas do século XIX.

Hoje, a enfeitar uma das paredes da estação de metro da Cidade Universitária, em Lisboa, está provavelmente aquele que é um dos seus versos mais conhecidos: «Se eu não morresse, nunca! E eternamente / Buscasse e conseguisse a perfeição das cousas!», verso retirado do poema «Sentimento dum Ocidental», que agora pode ler (ou reler) neste volume da BFLP.

A BFLP, com coordenação do académico Carlos Reis, obedece a um propósito claro: acolher, de forma criteriosa, um conjunto alargado de textos nucleares da Literatura Portuguesa, enquadrados do ponto de vista editorial por elementos de apoio à leitura. O presente título conta com «Introdução» e «Nota Biográfica» de Helena Carvalhão Buesco.

Uma vez mais a Imprensa Nacional põe à disposição, a alunos e a professores, de forma gratuita, um material que considera ser precioso por ser constituído por um elenco de obras e autores com significado patrimonial. De notar que a maioria dos títulos e autores da BFLP estão previstos nos currículos académicos do ensino regular.

Na próxima semana é esperada a disponibilização do título Obras Poéticas Marquesa de Alorna, de Marquesa de Alorna.

A Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa disponível gratuitamente no site www.incm.pt e em prelo.incm.pt.

0 comentários:

Publicar um comentário