Edições Gratuitas | BFLP | A Ilustre Casa de Ramires | Eça de Queirós



A Imprensa Nacional, no contexto dos novos desafios que se colocam ao país e ao mundo por estes dias, tomou a iniciativa de disponibilizar os seus conteúdos digitais, nomeadamente títulos da coleção Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa (BFLP).

Assim, todas as 4.ª feiras oferecemos um título da BFLP para descarga e leitura gratuitas. A semana passada ficou disponível Clepsidra, de Camilo Pessanha. Hoje ficou disponível:

A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós (clique para ler o livro)


A Ilustre Casa de Ramires incide sobre um tema que muitas vezes seduziu Eça de Queirós: o tema da História. Representado como autor de uma novela histórica, Gonçalo Mendes Ramires protagoniza uma reflexão sobre a escrita literária, sobre o passado da sua antiquíssima família (que é também o passado histórico de Portugal) e sobre os termos em que no presente é vivido esse legado. A par disso, A Ilustre Casa de Ramires traduz ainda uma conceção da literatura como fator de análise crítica dos costumes, na linha de uma propensão realista que se mantém ativa no Eça do fim do século.

A BFLP, com coordenação do académico Carlos Reis, obedece a um propósito claro: acolher, de forma criteriosa, um conjunto alargado de textos nucleares da Literatura Portuguesa, enquadrados do ponto de vista editorial por elementos de apoio à leitura.

Neste sentido que a Imprensa Nacional põe à disposição, a alunos e a professores, de forma gratuita, um material que considera ser precioso por ser constituído por um elenco de obras e autores com significado patrimonial. De notar que a maioria dos títulos e autores da BFLP estão previstos nos currículos académicos do ensino regular.

Na próxima semana é esperada a disponibilização do título Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde, de Cesário Verde.

A Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa disponível gratuitamente no site www.incm.pt e em prelo.incm.pt.

2 comentários:

  1. Adoro a vossa iniciativa. Parabéns! Ao contrário de outros sítios, os livros que colocam para podermos ler são realmente interessantes. Maravilhoso!!!! Agradeço do coração.Bem hajam! Ana Baptista.

    ResponderEliminar