Edições Gratuitas | BFLP | Obras Poéticas | Marquesa de Alorna



Todas as 4.ª feiras oferecemos um título da nossa Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa (BFLP) para descarga e leitura gratuitas. Depois de Clepsidra, de Camilo Pessanha, d’ A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, e Cânticos do Realismo, O Livro de Cesário Verde, de Cesário Verde, fica hoje disponível:



A nossa Marquesa de Alorna foi batizada com o nome de Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre. Nasceu em São Jorge de Arroios, em Lisboa, a 31 de Outubro de 1750. Era filha de D. João de Almeida Portugal, 2º. Marquês de Alorna e 5º. Conde de Assumar. Na sequência do infame caso dos Távora, Leonor de Almeida foi forçada a viver em reclusão durante 18 anos no Convento São Félix, em Chelas, na companhia da mãe e da irmã. Também conhecida como Alcipe, Leonor além de nobre foi também uma notável poetisa. E apesar das tragédias da sua infância e juventude, Leonor tornou-se uma influente patrona das artes, frequentando os círculos artísticos nacionais e internacionais e organizando os mais conceituados salões literários.

A antologia Obras Poéticas, da marquesa de Alorna, constitui-se como um legado à posteridade, sendo uma reflexão sobre a condição humana e os valores que lhe são inerentes, naturalmente influenciada pelo seu contexto, e indelevelmente marcada pela sua cultura e distinção literária.

Com «Nota Prévia» de Carlos Reis, coordenador da coleção, e «Introdução» e «Nota Biobliográfica» de Vanda Anastácio, a presente edição desafia o seu leitor a descobrir «Até que ponto é possível ler no século XXI, com prazer, paixão e proveito, a poesia produzida no século XVIII?».

«Eu cantarei um dia da tristeza
Por uns termos tão ternos e saudosos,
Que deixem aos alegres invejosos
De chorarem o mal que lhes não pesa.»

Uma vez mais a Imprensa Nacional põe à disposição, a alunos e a professores, de forma gratuita, um material que considera ser precioso por ser constituído por um elenco de obras e autores com significado patrimonial. De notar que a maioria dos títulos e autores da BFLP estão previstos nos currículos académicos do ensino regular.

Na próxima semana é esperada a disponibilização do título História de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro.

A «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa» está disponível gratuitamente no site www.incm.pt e em prelo.incm.pt.

0 comentários:

Publicar um comentário