Edições Gratuitas | Bodied Spaces — discursos cruzados entre corpo e espaço | Cadernos do Rivoli 06




Ser um corpo é estar preso a um determinado mundo. Antes de mais, o nosso corpo não se encontra no espaço; pertence-lhe. 
Maurice Merleau-Ponty


A criação de parcerias para a disseminação da língua, da cultura e das artes é um requisito que a história e o futuro impõem à editora pública portuguesa, a Imprensa Nacional. Neste sentido temos vindo a promover variadíssimos projetos com instituições públicas que constituem hoje uma marca identitária da Imprensa Nacional -  parceira da generalidade dos museus, palácios e teatros nacionais e municipais.

Neste sentido e face à conjuntura atual do país causada pela pandemia COVID 19, lançámos um desafio ao Teatro Rivoli: disponibilizar de forma gratuita e partilhável, Bodied Spaces — discursos cruzados entre corpo e espaço. Cadernos do Rivoli 06, um caderno feito em parceria e que reúne o conjunto de apresentações realizadas, ao longo do ano de 2016, no âmbito do programa Bodied Spaces1 (integrado no Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto).

Este Caderno do Rivoli 06 vem também na sequência, recorde-se, da iniciativa começada com um número zero (0), em 2002, por vontade da então diretora Isabel Alves Costa (1946-2009), primeira diretora do Rivoli, entre 1993 e 2007.

Publicado pela Imprensa Nacional em edição bilingue (português/inglês), Bodied Spaces, Discursos Cruzados entre Corpo e Espaço Espaço. Caderno do Rivoli nº6  teve coordenação editorial de Gabriela Vaz-Pinheiro e conta com textos de Tiago Guedes, Barbara Holub, Ana Rita Teodoro, Ana Mira, João Mendes Ribeiro, entre tantos outros.

Bodied Spaces, Discursos Cruzados entre Corpo e Espaço Espaço. Caderno do Rivoli nº6 é, na verdade, um grande palco de discussão teórica sobre coreografia, produção cenográfica, performance e estudos culturais, colocando em diálogo os artistas que marcaram a programação do Teatro Municipal do Porto e do Festival DDD – Dias da Dança em 2016.

Esta publicação reúne o conjunto de apresentações realizadas ao longo do ano de 2016 no âmbito do programa Bodied Spaces1 , Discursos cruzados entre corpo e espaço. Integrado no Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto, o conjunto de conversas assumiu-se como um um projeto de investigação de pequena dimensão em que, ao cruzar e confrontar âmbitos disciplinares diversos, se pretendeu gerar uma plataforma discursiva crítica, envolvendo o meio académico na procura e geração de novos públicos e no alargamento do âmbito de actuação do Teatro Municipal do Porto. Este desafio, que aceitei com reconhecimento e entusiasmo, revelou-se de muito mais vasta consequência do que previsto, trazendo vozes que souberam ampliar os objectivos do programa e as ideias que lhe estiveram subjacentes e envolvendo a comunidade estudantil. Mais ainda, a compilação do material com vista à realização da publicação reforçou a pertinência dos vários debates, não só concretizando a sua persistência no tempo através da página impressa, como revelando para aquele (o tempo) a possibilidade de algumas dobras, retornos e reinvenções, nos modos como os autores reinterpretaram os seus contributos, por vezes a partir de uma transcrição, a partir de um novo tempo, ou ainda a partir de uma ausência, como no caso de um dos momentos em que o registo videográfico se perdeu! Este Caderno nº 6, e as conversas que lhe deram origem, procuram abordar os modos e as possibilidades de pensar a nossa existência como uma série de espaços corporizados a partir da perspetiva de diferentes práticas disciplinares, procurando concomitantemente encontrar novas formas de discutir o corpo e a ideia de habitar (de habitus — Pierre Bourdieu).
 Gabriela Vaz-Pinheiro

Clique aqui para descarregar gratuitamente Bodied Spaces — discursos cruzados entre corpo e espaço | Cadernos do Rivoli 06

0 comentários:

Publicar um comentário